Notícias

ABORTO | Vereadores aprovam Moção de repúdio contra parecer do Conselho Federal de Medicina

Posicionamento do CFM (Conselho Federal de Medicina) favorável à interrupção de gestação (aborto) gerou revolta e mobilização contrária em todo o Brasil. Em Cascavel o tema mobilizou entidades, seguimentos religiosos e ganhou voz na Câmara Municipal. Na sessão desta terça-feira (26) vereadores levaram o tema à discussão plenária e protocolaram a Moção 02/2013 repudiando o parecer do CFM.

A proposição foi aprovada e será encaminha ao Senado Federal. A intenção é somar a tantas outras manifestações o posicionamento de significativa parcela da população cascavelense, contribuindo para que o Conselho Federal de Medicina possa rever o parecer da entidade que apoia o aborto até a 12ª semana de gestação.

De acordo com os vereadores proponentes, a posição do CFM é contraditória a considerar o juramento de Hipócrates feito por todos os médicos e que diz: “Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime”. Enfatiza a Moção que o aborto é crime e agrava-se pela condição indefesa do feto. A votação do documento foi acompanhada durante a sessão por membros de um movimento que ganha força na cidade, denominado “Cascavel contra o aborto! Sou a favor da vida!”.

Assinam a proposição os vereadores Vanderlei do Conselho (PSC), Jorge Menegatti (PSC), João Paulo (PSD), Jaime Vasatta (PTN), Nei Haveroth (PSL), Fernando Winter (PTN) e Pedro Martendal (PSDB).

Sessão 26-03-2013 05
LEGENDA:
Integrantes do movimento contra o aborto participaram da sessão

Sessão 26-03-2013 07
LEGENDA:
Menegatti, um dos vereadores proponentes da Moção

Sessão 26-03-2013 08
LEGENDA:
Pedro Martendal, proponente e crítico ao parecer do Conselho Federal de Medicina


FOTO:
Flávio Ulsenheimer/Assessoria da Câmara

CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213