Acadêmicos de Direito da FAG fazem visita técnica e acompanham reunião da CCJ

A reunião ordinária semanal da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (15) teve uma plateia qualificada. Um grupo de acadêmicos do quarto período (segundo ano) do curso de Direito do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (Centro FAG) realizou uma visita técnica à Câmara Municipal e acompanhou a sessão da CCJ no Plenário, na parte da manhã.

Os universitários, que estudam no período noturno, vieram acompanhados do professor titular Odair Duarte Gonçalves Filho Coldebela, que articulou a visita do grupo de 35 alunos com a coordenadora da Escola do Legislativo, Jane Scimeoni. Trata-se de uma atividade prática relacionada à disciplina de Direito Constitucional, que aborda, entre outros temas, o processo legislativo.

“Como nessa fase os alunos ainda não têm as matérias práticas, que só aparecem lá no final do curso, é um bom momento para eles já vivenciarem isso, sentirem como é o processo legislativo, o processo de elaboração de leis e todo esse sistema jurídico que nós temos no Brasil”, afirmou o professor Odair Coldebela.

Para o acadêmico Evandro Luiz Balbinotti, a atividade prática na Câmara foi muito importante. “A gente tem essa matéria de Direito Constitucional e lá na faculdade vimos tudo isso na teoria, no caderno. Aqui na prática a gente acompanhou a votação na Comissão e aprendemos como funciona de fato”, disse ele.

Outra estudante que gostou da experiência foi Gabriela Xavier Novo. “Ampliou muito o nosso conhecimento. Nosso professor é muito didático e ele quis trazer a gente para fora da sala de aula”, contou ela. “A profissão exige isso, um conhecimento além do técnico, e por isso eu gostei muito. Ao meu ver, essas visitas técnicas deveriam já acontecer muito antes da faculdade, para as crianças e adolescentes saberem a importância da política e todos saberem que esta é uma atividade complexa, exige estudo, assessorias e preparo. Eu mesma tinha uma noção diferente do que é na realidade, vendo aqui o trabalho da CCJ eu vi que existe até um vocabulário próprio”, completou Gabriela.

Aproximação com a comunidade

A recepção de visitas técnicas dos diversos níveis de ensino é uma das ferramentas que a Escola do Legislativo utiliza para trazer a população para dentro da Câmara com o objetivo de conhecer o trabalho do Poder Legislativo. Além dessa, a Escola desenvolve várias ações de educação e capacitação, como cursos, palestras e oficinas em parceria com diversas instituições.

A Escola do Legislativo já registrou este ano 65 escolas da rede municipal, totalizando 3.500 crianças atendidas. O mesmo acontece com alunos dos colégios estaduais e instituições educacionais da rede privada. Em 2024, o público universitário passou a ter atenção especial, com base em um entendimento de que estão entre eles alguns dos próximos servidores e agentes políticos, já no curto prazo.

Outra atividade realizada neste ano em parceria com o Centro FAG e o programa Interlegis do Senado Federal foi a 1ª Oficina Presencial sobre Comunicação Integrada, com participação expressiva de servidores da Câmara e de alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da universidade.