Apesar da realização de uma audiência pública, no final de setembro, para discutir uma eventual mudança na data da comemoração do aniversário de Cascavel, o Projeto de Lei 233/2010, que propõe a alteração, não foi votado na sessão desta terça-feira (09). A proposta, de autoria dos vereadores Marcos Sotille Damaceno e Luiz Amélio Burgarelli, faz com que o aniversário da cidade volte a ser comemorado em 14 de novembro, e não mais em 14 de dezembro, como acontece desde 1986. Na ocasião da audiência pública, no final de setembro, ampla maioria dos representantes das entidades de classe que participaram sugeriu a data de 14 de novembro.
Nesta terça-feira, os vereadores Julio Cesar Leme da Silva e João Aguilar Neto argumentaram que seria necessário ampliar ainda mais as discussões tendo em vista a polêmica que o assunto gera ao longo das últimas décadas.
O aniversário de Cascavel foi comemorado em 14 de novembro desde 1952, exatamente um ano após a criação do Município pelo então governador Bento Munhoz da Rocha. Porém, o primeiro prefeito, José Neves Formigueri e os primeiros vereadores assumiram em 14 de dezembro de 1952. Em meados de 1986, o então vereador Aldo Parzianello elaborou projeto transferindo as comemorações para o dia 14 do último mês do ano, o que prevalece até o momento.
Atendendo solicitação apresentada em plenário, os vereadores Marcos Damaceno e Luiz Amélio Burgarelli suspenderam a votação do projeto por quatro sessões. Como a proposta prevê que a alteração passe a vigorar somente a partir de 2011, Damaceno argumentou que seria interessante votá-la até o final deste ano para se antecipar a prováveis acordos coletivos de trabalho firmados em torno do feriado do aniversário da cidade.
LEGENDA
Votação do projeto que altera data do aniversário de Cascavel está suspensa por quatro sessões
CRÉDITO
Edson Mazzetto/Ass. Imp.