Notícias

Alerta dengue: Comissão do Meio Ambiente acompanha trabalho de combate

Os vereadores Beth Leal (Republicanos) e Professor Santello (PTB), membros da Comissão do Meio Ambiente da Câmara de Vereadores, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (21), com órgãos ligados à prefeitura de Cascavel para discutirem a preocupante situação da dengue na Cidade.

A reunião de trabalho serviu para direcionar novas estratégias para combater o mosquito e alertar a população para os riscos que todos correm se o cuidado não partir imediatamente de cada um. As ações de orientação terão apoio de diversos órgãos como o Corpo de Bombeiros, Exército, Regional de Saúde e envolverá várias secretarias e instituições do Município. “Todos somos fundamentais, mas cada um de nós é responsável pelo cuidado e limpeza, principalmente em suas casas. Não adianta eu limpara o meu quintal se meus vizinhos não terem a mesma iniciativa”, ressaltou a vereadora Beth Leal.

Prédios públicos do município serão vistoriados pelas equipes para identificar e eliminar focos de larvas do mosquito. Militares do Exército auxiliarão no trabalho de orientação à população. “Cascavel está vivendo os piores índices de contaminação dos últimos dez anos e se a população não reagir e tomar as devidas providências contra o mosquito Aedes aegypti, uma nova epidemia vai acontecer. A dengue é uma doença grave e pode levar até a morte”, concluiu Santello.

Dados repassados pela Prefeitura indicam que “os casos tem aumentado consideravelmente e, nos últimos dias, em média, cada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cascavel tem recebido 40 pacientes com sintomas da dengue. De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado nesta semana, Cascavel apresentou índice de 5,3% de infestação, bem acima do que é preconizado pelo Ministério da Saúde que é de no máximo 1%”.

Quando não há consciência, multas são aplicadas. Proprietários de terrenos que não cuidarem dos terrenos serão notificados e, se não procederem a limpeza, serão multados. Os valores das multas podem chegar a R$ 7 mil.

Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC