A Câmara de Cascavel entregou nesta terça-feira (03) Votos de Louvor e Congratulações aos estudantes do Ceep Agroinovação, Bruno Alcântara e Ayron Adriel de Araújo, pela convocação no processo de seleção do Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo, na modalidade cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operação de máquinas florestais e agronegócio. O título foi proposto pelo vereador Professor Santello (União Brasil).
A cerimônia contou com a presença dos vereadores Policial Madril e Dr. Lauri, de Rosimar Baú, diretor da instituição, Ricardo Munhoz, pedagogo do internato, Vanderléia Pereira, inspetora, Mayra da Costa, professora, Gabriel Ricoldi, professor, além dos alunos da 3ª série do colégio.
Os dois alunos selecionados são moradores de Cascavel. Bruno Alcântara é estudante da primeira série do curso técnico em Agropecuária, filho de Osni Ferreira de Alcântara e Rosieni da Silva de Alcântara. Ele vai para os Estados Unidos. Ayron Adriel de Araújo, estudante da primeira série do curso de técnico em Agropecuária, é filho de Eleandro de Araújo e Rosani Duffeck Grein de Araújo. Seu destino ainda deve ser definido, podendo ser na Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia ou Reino Unido.
O Programa de Intercâmbio Internacional "Ganhando o Mundo" do Estado do Paraná atende estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual do Paraná nas seguintes modalidades: intercâmbio com curso equivalente ao Ensino Médio no país de destino, intercâmbio para curso de imersão na língua do país de destino e intercâmbio para curso profissionalizante.
Os estudantes interessados devem concluir um curso preparatório de língua estrangeira oferecido gratuitamente pela SEED e, em seguida, se selecionados, recebem uma "bolsa intercâmbio" de seis parcelas para custear as despesas, sendo uma parcela inicial de apoio financeiro e cinco parcelas de manutenção. O programa tem duração de um semestre letivo e os estudantes ficando hospedados em casas de família ou residências estudantis.
Como explica o Professor Santello, o colégio agrícola vem sendo sonhado em Cascavel há muitos anos. “Neste ano, estamos formando as primeiras turmas e vendo estes alunos exemplares levando o nome da escola e de Cascavel para outros países. Me sinto muito honrado e emocionado em fazer parte desta história”, conta o vereador.
Ao final da cerimônia, os estudantes fizeram uma homenagem de reconhecimento à Santello, por sua dedicação e articulação política para o colégio se tornasse realidade e o convidaram para ser o paraninfo da turma.
Assessoria de Imprensa/CMC