Notícias

Apraxia da Fala na Infância terá um dia de conscientização no calendário oficial: 14 de maio

A partir do próximo ano, Cascavel terá em seu calendário de eventos o Dia da Conscientização da Apraxia de Fala na Infância (AFI), sempre no dia 14 de maio. Projeto de lei nesse sentido, de autoria do vereador Contador Mazutti (PL), foi aprovado em votação final na sessão desta terça-feira (28) e só depende agora de sanção do prefeito para entrar em vigor.

A Apraxia de Fala na Infância é um tipo de transtorno que acomete a aprendizagem dos sons da fala. É considerada uma disfunção neurológica que atinge o planejamento e a programação das sequências de movimentos necessários para produzir a fala, pois o cérebro não envia os comandos adequados para os articuladores, dificultando a produção das palavras.

“Trazer à população esse tipo de conhecimento, haja vista a pluralidade de sintomas, é informar, educar, conscientizar e, principalmente, intervir através de um tratamento adequado”, defendeu o Contador Mazutti ao justificar o projeto. “A Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância (Abrapraxia) já vem celebrando essa data desde 2016 e faz campanha para adoção nos municípios, estados e no país, pois espalhar a conscientização faz com que as pessoas que lidam com essa condição saibam que suas crianças não estão sozinhas, e que existe tratamento precoce”, completou o proponente.

Assessoria de Imprensa/CMC