A obrigatoriedade de aulas de educação física na rede pública municipal de ensino serem ministradas por profissionais da área voltou a ser tema de audiência pública na Câmara Municipal de Cascavel nesta quarta-feira (01). A Lei 4.362, que trata do assunto, está em vigor desde 2006 e não foi implantada. Na tentativa de sensibilizar o Executivo a colocá-la em vigor, o vereador Leonardo Mion (PSDB), um dos autores da lei em parceria com o ex-vereador Fernando ‘Bacana’ Dias Lima, organizou o evento que contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Educação Física, Antonio Eduardo Branco. Profissionais da área e a secretária municipal de Educação, Maristela Becker Miranda, também participaram da audiência, que permitiu ampla discussão em torno do assunto.
Vários dados estatísticos foram apresentados, todos mostrando que as crianças não apresentam desenvolvimento motor ideal e acumulam sobrepeso sem a prática ideal de atividades físicas.
A secretária de Educação afirmou que nos últimos dois anos o Executivo se empenhou no trabalho de regularização do quadro funcional, ficando impedido de implantar a lei. “A reformulação do plano de carreiras visa garantir a implantação. Atualmente o plano não permite a realização de concurso para contratação de professor específico”, afirmou.
A posição não agradou o presidente do Cref, Antonio Braço, que sugeriu a elaboração de um termo de ajustamento de conduta entre todas as partes envolvidas para que seja protocolado no Ministério Público.
Ao final dos debates, o vereador Leonardo Mion afirmou que o termo será elaborado e que os detalhes do documento serão discutidos nos próximos dias.
LEGENDA
Profissionais da área, Legislativo e Executivo participaram das discussões
CRÉDITO
Edson Mazzetto/Ass. Imp.