Aproveitando a realização de três sessões extraordinárias, além das duas ordinárias, na tarde desta terça-feira (27/02), os vereadores de Cascavel concluíram a votação do Projeto de Lei 301/2007, de autoria do vereador Aderbal de Holleben Mello (PT), que institui no Município o sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus do transporte coletivo urbano. A proposição foi aprovada com duas emendas, ambas com o objetivo de evitar demissões de funcionários, principalmente cobradores, com a implantação do novo sistema.
Outra questão que estava fora da pauta e que acabou sendo apreciada pelos vereadores nas sessões extraordinárias refere-se a um pedido do Executivo para remanejamento de R$ 495 mil na Secretaria de Esporte e Lazer. O dinheiro, de acordo com o anteprojeto, será investido na construção de um centro esportivo na região Norte de Cascavel.
Entre os projetos que estavam na Ordem do Dia, foi aprovado em todas as três discussões o 268/06, do vereador Jadir de Mattos (PTB), que autoriza o Executivo a definir o índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como parâmetro para revisão salarial dos servidores públicos municipais. Neste caso, uma emenda apresentada pelo vereador Seno Rhoden (PTB) e devidamente aprovada fará com que as perdas salariais sejam repostas a partir de 2008 para que os recursos sejam incluídos na Lei Orçamentária Anual (LOA).
O vereador Aderbal também teve aprovado o Projeto de Lei 358/2006, que institui em cascavel o programa para produção e comercialização de biocombustível derivado de biomassa renovável, o chamado ‘biodiesel’.
Encerrado o primeiro período ordinário, os vereadores devem iniciar o 2º período com a realização de três sessões ainda na primeira quinzena de março.