O vereador Luiz Amélio Burgarelli, que atua como médico em Cascavel, tendo presidido a Associação Médica do Município, repassou ao presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni, durante a sessão itinerante em Cascavel, uma reivindicação da classe médica do Paraná. Segundo o vereador, está ocorrendo um sério problema no Estado, com respeito ao pagamento dos médicos que prestam serviços nos hospitais privados conveniados ao (SUS) e que precisa ser aprofundado pelos deputados estaduais para que o serviço hoje ofertado a população seja mais eficiente e de melhores resultados.
A situação ocorre desde que a Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Paraná implantou através da resolução 316/2005, a lei que determinou os pagamentos dos serviços de saúde prestados pelos profissionais da área da saúde, entre eles, os médicos, diretamente aos estabelecimentos de saúde cadastrados, cabendo a estes, realizar os repasses aos profissionais autônomos que realizarem algum procedimento. Pela resolução, a Secretaria de Estado da Saúde, deixou de efetuar os pagamentos diretamente a pessoas físicas, bem como não mais firmou contratos com as mesmas quando da contratação de serviços no formulário 8/14 da Ficha de Cadastro de Estabelecimento de Saúde – FCES.
O problema que é levado pelo vereador e médico cascavelense aos deputados alerta pelo fato de que muitos médicos estão deixando de prestar serviços às unidades médicas pelo fato de estarem tendo problemas no atraso ou calote nos pagamentos. Segundo a denúncia do Dr. Burgarelli, grande parte dos hospitais particulares que mantém contratos com o Estado, não está repassando os pagamentos devidos na forma correta, com atrasos significativos se utilizando dos honorários profissionais para resolver até mesmo problemas administrativos internos e somente após, repassar aos médicos.
“Os atrasos são constantes em vários hospitais do Paraná e o fato prejudica não somente os médicos, mas também a saúde dos cidadãos que perdem médicos diariamente que preferem deixar de atender pelo SUS devido os sérios problemas que tem para receber seus vencimentos”, afirma ele. A sugestão que o vereador cascavelense leva aos deputados estaduais nesta visita à Cascavel, é que avaliem a sugestão levada através de um requerimento visando aprofundar esta discussão que na opinião do vereador, deveriam reverter a situação, cancelando aquela resolução e passando SESA , a pagar diretamente os médicos pelos serviços prestados através da pessoa jurídica.
CRÉDITOS
Assessoria/Vereador