A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Cascavel realizou nesta quarta-feira (25), a primeira Audiência Pública no plenário do Legislativo para tratar sobre a segurança no Município. Atendendo o convite dos vereadores o Delegado Chefe da Polícia Civil, Paulo Roberto Machado, que assumiu este ano o comando da 15ª SDP e o Tenente Coronel Edson Hartmann de Oliveira, comandante do 6º BPM, explanaram sobre as atividades das instituições policiais no combate à criminalidade.
O delegado comentou que houve um aumento nos crimes contra a vida e o patrimônio nesses primeiros meses do ano e apontou o tráfico como o principal vilão para elevar os números da criminalidade. “Precisamos combater as drogas, com isso, solucionaremos vários casos como pequenos furtos, roubo a mão armada, à residência, pois esses crimes estão diretamente ligados ao tráfico de entorpecentes”, comentou.
De acordo com o comandante do 6º BPM, no combate as drogas a polícia militar está trabalhando em conjunto com outras polícias e demais órgãos de segurança para efetuarem apreensões e retirar de circulação os traficantes. Já em relação ao combate ao crime contra a vida, houve um aumento no efetivo da polícia civil no setor de homicídios e estão sendo feitas várias apreensões de armas. “O homicídio é um crime que não há como fazer a prevenção, mas estamos trabalhando para elucidar os casos”, ressaltou o delegado.
Para o presidente da comissão, vereador Otto dos Reis Filho, o debate é uma forma de aproximar a polícia da sociedade. “A segurança é de responsabilidade do estado e nós vereadores promovemos essa discussão dando espaço ao delegado e ao comandante que apresentaram as estatísticas e as ações que estão sendo desenvolvidas pelas polícias para combater os índices de criminalidade no Município”, detalhou.
A Comissão Permanente de Segurança Pública deverá convocar outra audiência, convidando o Secretário Estadual de Segurança e os deputados estaduais que poderão questionar sobre os investimentos e cobrar aumento no efetivo para Cascavel.
Além do presidente Otto dos Reis Filho, fazem parte da comissão de segurança Pública da Câmara, os vereadores Paulo Tonin (secretário) e Nelson Fernando Padovani (Membro).
Legenda:
Vereadores e autoridades das Polícias Civil e Militar debatem sobre segurança pública
Créditos: Edson Mazzetto/Joselei Telles