Estão sendo estudadas pelo presidente Marcos Sotille Damaceno (PDT) e demais membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cascavel algumas opções de hardware e software para aumentar a segurança e o sistema de controle da rede de computadores do Legislativo. Algumas opções existentes no mercado foram apresentadas ao presidente durante reunião nesta terça-feira (27) pelo supervisor de rede Jairo Jarbas, representante da empresa que presta serviços à Câmara. Também participaram o vereador Airton Camargo (PR), o diretor geral Ailton Souza e o diretor do departamento de Tecnologia da Informação, Fábio Rogério Barbi. De acordo com o supervisor, o novo sistema permitirá total controle de todos os computadores no que se refere ao acesso à Internet com várias vantagens, como velocidade maior, antivírus e anti-spam. O controle de páginas acessadas, conforme o diretor Fábio Barbi, segue determinação da Mesa para que todas as máquinas sejam utilizadas exclusivamente para as funções legislativas, evitando a navegação por sites que fogem totalmente ao andamento dos trabalhos. “Além disso, o sistema permite auditorias e o controle remoto para quem estiver autorizado e fora do prédio da Câmara”, explicou Fábio.
Os próximos passos, de acordo com o presidente Marcos Damaceno, são efetuar um levantamento para verificar custos, qual opção é mais vantajosa para o Legislativo entre aquisição ou locação e abertura de processo licitatório. “A princípio, a que se mostra mais vantajosa é a locação, tendo em vista a atualização extremamente rápida desses produtos no mercado”, frisou, salientando que o novo sistema ainda deverá permitir um acesso extremamente seguro através de VPN (túnel) entre a Câmara e o Tribunal de Contas do Estado.
Atualmente o Legislativo conta com um sistema de segurança de rede, mas que acabou ficando ultrapassado e pode facilmente ser burlado.
LEGENDA
Algumas opções de sistema de segurança foram apresentadas ao presidente da Câmara
CRÉDITO
Flávio Ulsenheimer/Ass. Imp.