Notícias

Câmara diploma e dá posse aos Jovens Vereadores

A Câmara Municipal de Cascavel, por meio do Programa Câmara Jovem, diplomou e empossou na noite de ontem (28) os Jovens Vereadores, eleitos no mês de março para gestão de doze meses (2010/2011).

Participaram do pleito eleitoral 31 estabelecimentos de ensino público e privado, sendo eleitos 81 candidatos, entre titulares e suplentes. Esse é o quarto ano que ocorre o processo de escolha do Jovem Vereador, com o objetivo de ampliar os canais de participação dos segmentos estudantis estabelecimentos de ensino do Município na política.

Porém, esse ano registrou-se uma queda no número de participantes, o que segundo o Assessor Especial do Programa Câmara Jovem, Luiz Antônio Siqueira, se deve as dificuldades de locomoção de suas residências até a Câmara Municipal e também o horário das sessões, que geralmente são realizadas no período noturno. “Vamos conversar com os pais para saber qual o melhor horário, porque são eles que trazem seus filhos para as reuniões, pois todos estão em idade escolar”, comentou.

Para Luciano Carvalho Dudek, que deixou ontem a presidência da 3º gestão, ter estado à frente dos trabalhos da Câmara Jovem foi um grande aprendizado. “Vou levar os ensinamentos que aprendi aqui por toda minha vida e, não apenas para uma futura carreira política, pois lidamos com pessoas de várias classes sociais e adquirimos conhecimentos sobre leis, direitos e deveres de cada cidadão. Aprendemos muito com tudo isso”, ressaltou.

Os vereadores empossados ontem terão cadeiras na escola de formação de valores e cidadania e poderão desempenhar as funções de legislador, apresentado em plenário, projetos de leis, requerimentos, indicações, ofícios e demais atribuições da função de um Jovem Vereador.

A eleição para a escolha da mesa diretiva está agendada para a próxima quarta-feira (05) de maio.

Cmara_Jovem

Legenda: 31 titulares assumiram o mandato de um ano

Créditos: Imagem/Edson Mazzetto

Texto: Joselei Telles