A Câmara de Cascavel teve a honra de realizar nesta segunda-feira (18) uma homenagem especial à equipe do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná de Cascavel, que representa o estado em competições nacionais e internacionais, sendo a última o Mundial de Salvamento Veicular (World Rescue Challenge), realizado em Portugal. O reconhecimento veio através da Menção Honrosa proposta pelo deputado estadual Batatinha e também de votos e congratulações apresentados pelo presidente da Câmara, Alécio Espínola.
A equipe é formada pelo 1° tenente William Steffen Risardi, que libera o grupo, e pelo 1° tenente Cicero Navega Viana, 1° sargento Gléber Antonio Baranowski, 3° sargento Melânia Cristine Giraldi, 3° sargento Francinei Rodrigues, 3° sargento Edson Ribeiro dos Santos e pelo cabo Fernando Ita Ferrez Gonçalves. O Tenente-coronel Rogério Lima de Araújo representou o 4° Grupamento de Bombeiros, que também foi homenageado.
Como explicou o deputado, “as provas de salvamento veicular consistem em simulações de acidentes de trânsito e o grande desafio é efetuar o socorro com a máxima segurança e dentro do menor tempo possível, uma vez que, em situações reais, cada minuto pode ser crucial para salvar vidas”.
Alécio Espínola lembrou que a excelência demonstrada pelos bombeiros paranaenses na Europa também pode ser vista no dia a dia do trabalho destes profissionais em nossa região, atendendo ocorrências graves em Cascavel e região. “Muito nos orgulha poder contar com um grupamento de Bombeiros que é tão comprometido e especializado”.
“Este treinamento é feito pelo menos duas vezes por semana, debaixo de sol e chuva, sem prejuízo das demais atribuições dos bombeiros com as ocorrências para as quais somos acionados”, detalhou o tenente-coronel Araújo.
A competição
Em sua segunda participação no desafio internacional, que consiste no salvamento de vítimas em simulações de acidentes automobilísticos, o grupo paranaense obteve a 9ª colocação geral na função "comando", com o 1º tenente William Steffen Risardi, que liderou a equipe paranaense.
Além do "comando", cuja responsabilidade é liderar a equipe, a atuação dos times é avaliada em outras duas funções: "técnicos", com três integrantes que executam o plano de resgate estabelecido; e "médicos", dupla de profissionais que tem a incumbência de prestar os primeiros socorros às vítimas.
Todos eles são observados – e ganham pontos – pelo desempenho em três simulações de acidentes distintas, com 25 minutos cada: entrapment, em que as vítimas estão presas nas ferragens, dificultando a extração; critical, em que o cenário é de um acidente grave; e triage, quando é preciso analisar a situação das vítimas e decidir quem tirar primeiro do veículo.
Em dois desses três cenários, a equipe de Cascavel teve integrantes entre os dez melhores de suas funções. No desafio “critical”, o tenente Risardi ficou em terceiro lugar em comando, enquanto os técnicos – o 1º tenente Cícero Navega Vianna, o 1º sargento Gléber Antônio Baranowski e o 3º sargento Franciney Rodrigues – terminaram na décima posição.
Já o 3º sargento Edson Ribeiro dos Santos e o cabo Fernando Ita Ferres Gonçalves, como médicos, apareceram na nona colocação no cenário “triage”.
Assessoria de Imprensa/CMC