Com a publicação, no Órgão Oficial, da lista de crianças e escolas participantes do programa Câmara Mirim em 2025, o Poder Legislativo conclui a primeira etapa do processo que vai escolher os vereadores mirins da 3ª Legislatura. Foram inscritas 195 crianças, de 39 unidades escolares.
O que aconteceu
O Órgão Oficial Eletrônico desta sexta-feira (28) traz um ato da Comissão Executiva do programa Câmara Mirim que divulga a lista completa das 36 escolas e 3 colégios que vão participar neste ano. Dessas unidades escolares, 195 crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental estão inscritas para o concurso de desenhos que vai definir quem serão os vereadores mirins e seus suplentes.
O programa
Esta será a 3ª Legislatura da Câmara Mirim, que começou a funcionar em 2023. Os “mandatos” dos pequenos vereadores dura seis meses, desde a posse no mês de maio até o encerramento das atividades, em novembro. Nesse período, há encontros na Câmara com atividades pedagógicas voltadas para a formação dos futuros cidadãos e até a produção de indicações que são entregues ao prefeito municipal.
O processo seletivo é feito por um concurso de desenho com um tema definido a cada ano. Para 2025 o tema será “Quando eu crescer, Cascavel vai ser assim...”, frase que deverá ser completada pelas crianças e acompanhar um desenho. O trabalho será feito sem qualquer identificação da criança ou escola.
Depois de uma seleção inicial organizada pela Comissão Executiva, os desenhos e frases escolhidos serão expostos no saguão da Câmara entre os dias 14 e 17 de abril. Poderão votar para escolher os melhores desenhos todos os servidores da Câmara Municipal (inclusive os vereadores) e do Poder Executivo, exceto os lotados nas escolas participantes.
Os 21 desenhos com as maiores votações elegerão seus autores ou suas autoras como vereadores mirins da 3ª Legislatura, e as demais crianças candidatas serão seus suplentes. Além disso, todos os 195 alunos inscritos receberão certificados de participação.
O programa Câmara Mirim em 2025 é coordenado por Jonatas Barreto e a Comissão Executiva conta, além dele, com as servidoras Franciele Cordeiro, Janaiara Pompeu, Gezibel da Silva e Débora Lorenzon.
Parceria com a Semed
Nesta 3ª edição da Câmara Mirim, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) teve uma participação decisiva no sucesso do número de inscrições. Segundo o coordenador Jonatas Barreto, “a secretaria nos ajudou muito para garantir o engajamento e a participação das escolas da rede municipal, e por esse motivo nós do programa e a Câmara Municipal, como um todo, somos muito gratos”.
Para ver a lista
Para ter acesso à publicação no Órgão Oficial com a lista completa das escolas e colégios participantes e as crianças inscritas para a seleção do programa em 2025, basta clicar no link: https://tinyurl.com/34m7nzf6 .
Assessoria de Imprensa/CMC