Começou nesta quarta-feira (02), a primeira etapa de seleção dos desenhos dos alunos que se inscreveram para a Câmara Mirim 2025.
Nesta etapa, a comissão avaliadora, composta por três servidores efetivos e um membro da comissão de acessibilidade da Câmara Municipal, seguirão os seguintes critérios avaliativos: Fidelidade ao tema, criatividade de originalidade, organização espacial e relação entre a frase e o desenho.
Os critérios de avaliação usados na etapa I, receberão nota de 70 a 100, sendo que as notas serão somadas e divididas por quatro, resultando na nota final para cada desenho avaliado. Em caso de empate nas notas finais, será utilizada a nota mais alta do critério: fidelidade ao tema.
Após esse processo, os desenhos selecionados irão para a etapa II durante os dias 17 e 17 de abril com exposição aberta ao público.
Neste ano foram 195 inscrições de 39 escolas e colégios de Cascavel. Destes, apenas 78 passam para a segunda etapa.
A CÂMARA MIRIM
A ideia principal do programa, criado em 2023, é possibilitar que as crianças vivenciem o trabalho dos vereadores, participem de atividades voltadas à educação para a cidadania, aprendam na prática conceitos estudados na escola e, assim, fortaleçam sua formação como integrantes da comunidade. Além disso, o programa Câmara Mirim incorporou a experiência adquirida com as visitas de centenas de escolas públicas e privadas à Câmara, adaptando didaticamente as explicações sobre o funcionamento do Poder Legislativo.