Notícias

Câmara Mirim: Escolas podem enviar trabalhos para seleção até 02 de abril

Está aberto o período de envio de inscrições para seleção de trabalhos para o programa Câmara Mirim de 2024. Cada escola pode enviar até cinco trabalhos produzidos por alunos até o dia 02 de abril, às 17h. O prazo foi definido pela comissão organizadora do projeto, que agora está trabalhando na divulgação da seleção em todas as escolas públicas e privadas do município.

Podem participar da seleção estudantes do 3°, 4° e 5° anos do ensino fundamental, e cada escola tem autonomia para definir internamente se todos os anos participarão. Conforme explica Jonatas Barreto, coordenador do programa, “a escolha destes anos do fundamental se deu em razão de que é nesta fase de aprendizado que os estudantes estudam e visitam os poderes Legislativo e Executivo e aprendem sobre a organização da cidade”.

Neste ano, as crianças devem produzir uma frase e um desenho relacionados ao tema “O que minha cidade precisa para ser ainda melhor?”. A atividade deve ser feita individualmente em sala de aula, sob orientação de um professor, sem a ajuda de adultos. Os dois melhores trabalhos de cada escola serão selecionados em uma primeira banca de avaliação composta por servidores da Casa e na segunda etapa, os desenhos serão expostos no saguão para que sejam avaliados e selecionados através do voto de todos os servidores do Legislativo. As 21 melhores propostas serão selecionadas para compor a legislatura de 2024 levando em conta critérios como fidelidade ao tema, criatividade e originalidade, organização espacial, entre outros.

A partir da experiência adquirida pela comissão na organização da primeira edição do programa em 2023, foi definido que duas vagas serão reservadas às crianças com deficiência, tendo em vista a participação do CETEA (Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo) na fase de envio de desenhos no ano passado e a atuação destacada do estudante autista daquela escola como vereador mirim.

Todos os vereadores e vereadoras mirins terão a chance de fazer parte da Mesa Diretora, havendo em todos os encontros o sorteio dos integrantes da Mesa.

A comissão responsável pelo Programa é formada pelo coordenador, Jonatas Barreto, a responsável pela Escola do Legislativo, Jane Scimeoni, a assessora da comissão de Educação, Francielle Cordeiro, a servidora da Diretoria Legislativa, Janaiara Pompeu e a assessora de gabinete Débora Lorenzon.  A comissão destaca que “o objetivo da Câmara Mirim é aproximar os estudantes do Poder Legislativo Municipal, oportunizando que as crianças vivenciem o trabalho dos vereadores, participem de atividades voltadas à educação para cidadania, aprendam na prática conceitos estudados na escola e consequentemente contribuindo para sua formação como agentes ativos de suas comunidades”.

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail @camaramirimcascavel@gmail.com