Notícias

Camelôs voltam a pedir critérios para novas bancas

Uma comissão de vendedores ambulantes instalados no centro comercial da Avenida Carlos Gomes esteve novamente reunida com o presidente da Câmara Municipal de Cascavel, Julio Cesar Leme da Silva (PMDB) na manhã desta terça-feira. Os pequenos comerciantes voltaram a expor a preocupação em relação à inauguração das novas bancas que já estão sendo construídas em terreno anexo à Acesc, ao lado do centro comercial.
O presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes da Carlos Gomes, Enedir Mendes da Silva, afirmou que não se trata de discriminação ou preocupação com o aumento da concorrência, mas sim da falta de critérios estabelecida pela Prefeitura para privilegiar algumas pessoas que já faziam parte daquele centro comercial e acabaram vendendo seus pontos há alguns anos. Ele se refere aos camelôs que estavam instalados na Praça Wilson Jofre, no centro da cidade.
Todos deixaram claro que poderão aceitar aquelas pessoas que hoje estão estabelecidas na praça, desde que tenham sua atividade incorporada ao estatuto da associação, tenham empresa constituída, efetuem o pagamento do condomínio e não comercializem produtos ilegais, como CD’s, DVD’s e medicamentos.
Na semana passada, o presidente Julio Cesar havia informado que estava solicitando um estudo técnico dos documentos do imóvel onde estão sendo edificadas as novas bancas. Na reunião desta terça, Julio adiantou que algumas informações ainda não foram repassadas pela Prefeitura e que está solicitando à Assessoria de Assuntos Comunitários a relação das pessoas que serão beneficiadas com as lojas.
Uma sugestão apresentada pelo vereador é a elaboração de um projeto de lei que trate especificamente da utilização, concessão e permissão de direito de uso de áreas públicas, o que faria com que a mesma pessoa não pudesse comercializar seu ponto e se instalar em outra área do Município. “Também poderíamos estipular a proibição de aluguel ou arrendamento da banca”, frisou.
Julio Cesar se comprometeu em voltar a conversar com os ambulantes assim que tiver em mãos as informações solicitadas ao Executivo.



LEGENDA
Julio Cesar reunido com a comissão de vendedores ambulantes da Carlos Gomes

CRÉDITO
Lorena Manarin/Ass. Imp.