Notícias

CETRAND levará o nome de “Dona Idalina Tavares Barreiros”

Aprovado por unanimidade de votos, o Projeto de Lei 18/2013, denominando de “Dona Idalina Tavares Barreiros” o CETRAD (Centro de Tratamento de Álcool e Drogas). A proposição do vereador Jorge Menegatti (PSC) homenageia a ex-primeira-dama conhecida como “mãe dos pobres”, que deixou uma marca incondicional na história da ação social em Cascavel. A professora morreu no dia 10 de dezembro de 2012, mas com sua dedicação às crianças em situação de risco ficou eternizada na memória de milhares de famílias beneficiadas com suas ações.

De acordo com o vereador proponente a família ficou honrada com a iniciativa do projeto. “Os familiares manifestaram a certeza de que a homenagem é justa e a denominação é direcionada exatamente para um setor em que dona Idalina ficaria muito feliz”, explica Menegatti que já teve o projeto lido em plenário na sessão de segunda-feira (25). A data de inclusão da proposição na pauta ainda será definida.

IDALINA BARREIROS
Nascida em Campos Novos Paulista (SP) em 9 de abril de 1935, casou-se com Salazar Barreiros em 1963, com quem teve três filhos: Lourenço José Barreiros Neto (in memoriam), Salazar Barreiros Junior e Cassius Barreiros. Por duas vezes foi a primeira-dama de Cascavel.

Formada professora primaria pela Escola Normal de Paraguaçu Paulista, cursou Pedagogia na Faculdade de Presidente Prudente.

Em Goioerê, a professora Idalina Barreiros ocupou a direção da Escola Normal Rita Ana de Cássia (atual Colégio Duque de Caxias) e do Colégio Antônio Lacerda Braga (Premen II). Ela também foi diretora da Apae e teve uma ampla vida social em razão do envolvimento com a comunidade.

Na década de 80, a família transferiu residência para Cascavel, onde Salazar Barreiros ocupou o cargo de prefeito e, quando era a primeira-dama do município, novamente teve atuação marcante com serviços comunitários e passou a ser conhecida como “mão dos pobres”. Fundou então o CAOM (Centro de Atendimento e Orientação ao Menor) e presidiu o Provopar (Programa de Voluntariado Paranaense) entre 1989 e 1992. Em 1997 criou a Casa Abrigo para atendimento à mulher vítima de violência.

Sessão 04-03-2013 01

LEGENDA:
Projeto de autoria do vereador Jorge Menegatti (PSC)


FOTO:
Flávio Ulsenheimer/Assessoria da Câmara
-------------------------
CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213
imprensa@camaracascavel.pr.gov.br