O vereador Cidão da Telepar (MDB) encaminhou nesta terça-feira (08) a Indicação 617/2021, solicitando ao prefeito Leonaldo Paranhos estudos de viabilidade para implementação de energia fotovoltaica em todos os prédios públicos de Cascavel, bem como garantir previsão orçamentária desta ação no Plano Plurianual 2022/2025.
Conforme explica o vereador, “a fonte de energia solar fotovoltaica é a que mais cresce no Brasil atualmente, que além de ser uma das melhores fontes para a geração de energia elétrica, é um excelente investimento e uma alternativa para expansão da oferta de energia com menor impacto ambiental”.
Para ele, com o fomento da energia solar fotovoltaica, o município contribui com a meta brasileira de redução de gases de efeito estufa e com a economia nas suas contas de energia elétrica. “A adoção deste modelo pode causar um impacto econômico considerável, pois quando se reduz os gastos com energia nos prédios públicos do município, está economia pode retornar à comunidade por meio da prestação de vários serviços”, defende Cidão.
A ação pode atrair novos investimentos privados e o desenvolvimento de um novo setor produtivo, gerando empregos locais e de qualidade, além de ganhar valores intangíveis como reputação junto à opinião pública, credibilidade e ainda há o reconhecimento em ser um Município com consciência socioambiental, em busca de economicidade com a redução das despesas públicas. Como esclarece o vereador, “os municípios podem e devem participar dos processos de articulação, proposição, implementação e execução de programas e políticas de incentivo ao uso de energias renováveis com o objetivo de contribuir para a diversificação da matriz energética local”.
A Indicação aponta ainda que o Estado do Paraná fará a instalação de painéis solares em prédios públicos, sendo um projeto pioneiro no país e o segundo maior do mundo em abrangência. A instalação de painéis fotovoltaicos em 208 escolas municipais e em outros prédios públicos de sete municípios paranaenses é fruto de uma parceria entre a Copel, o Paranacidade, órgão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, a Fomento Paraná e a Green Building Council Brasil (GBC Brasil).