Notícias

Cidão da Telepar quer que cruzamentos movimentados tenham semáforos sonoros

Com o objetivo de melhorar a acessibilidade no trânsito, o vereador Cidão da Telepar (PSB) encaminhou a Indicação nº 1388/2023 à Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar). Na proposição, ele pede estudos de viabilidade para a instalação de semáforos sonoros nos cruzamentos mais movimentados de Cascavel.

Já existe uma lei federal que prevê esse tipo de equipamento para garantir a acessibilidade e a segurança de pessoas com deficiência auditiva e dificuldades de locomoção, e que condiciona a sua instalação à intensidade do fluxo de veículos e ao grau de periculosidade da via. “A lei procurou incentivar essa política, mas não cumpriu seu objetivo pois, passados mais de dez anos, ainda são raríssimos os semáforos sonoros nas cidades brasileiras”, destaca o vereador.

Esses semáforos contam com botoeiras que, ao serem acionadas, emitem sinais sonoros desde a abertura até o fim da travessia para pedestres. “Além de melhorar a segurança, contribui com a inclusão social das pessoas com deficiência, já que a acessibilidade é um aspecto necessário para se promover mobilidade e auxiliar em sua autonomia”, conclui Cidão.

Assessoria de Imprensa/CMC