Em reunião que acontecerá nesta quinta-feira (28), às 15h30 no Centro de Convenções, representantes de diversos seguimentos organizados definirão a coordenação oficial para atuar durante todo o mês de abril à frente do comitê “Cascavel Contra a Dengue”. O município atingiu médio de infestação de 7% de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, se enquadrando em uma classificação de alto risco.
De acordo com o vereador Vanderlei do Conselho (PSC) – membro da comissão provisória de coordenação - o propósito é desencadear já a partir desta sexta-feira (29) uma campanha de convocação envolvendo as igrejas católicas e evangélicas, que durante missas e cultos podem estar cobrando a responsabilidade de cada cidadão à limpeza e eliminação de possíveis criadouros das larvas do mosquito.
Mais do que isso, nesta quinta lideranças e entidades envolvidas na mobilização vão definir para a sexta-feira (5/4) uma ação radical com ato denominado “Dia D”, considerando inclusive a possibilidade da cidade “parar”, dedicando toda força humana disponível para um arrastão de limpeza em Cascavel.
LEGISLAÇÃO
Outro ponto fundamental na pauta da reunião será a sugestão ao Executivo para que encaminhe à Câmara de Vereadores – para votação em regime de urgência – uma lei especial permitindo multas mais pesadas aos moradores que comprovadamente não mantiverem os terrenos sem focos do Aedes Aegypti.
A proposta é notificar o morador e estabelecer prazo para a eliminação dos criadouros. Não havendo a colaboração do cidadão, aplica-se a multa. O comitê também propõe a criação da campanha “Dedo Duro da Dengue”, com a disponibilidade de um telefone/denúncia para que cascavelenses conscientes possam relatar a omissão de vizinhos.
CÂMARA
Além de participar diretamente da campanha através da coordenação, a Câmara de Cascavel também está contribuindo com o controle dos focos e irá manter vazio durante todo o período necessário o espelho d´água que ornamenta o acesso à Casa de Leis. O pedido foi oficiado pelo vereador Vanderlei do Conselho (PSC) e atendido pelo presidente Marcio Pacheco (PPL).
LEGENDA:
Vanderlei do Conselho, membro da coordenação provisória do “Cascavel Contra a Dengue”
FOTO:
Flávio Ulsenheimer/Assessoria da Câmara
CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213