Notícias

Com novo Portal e aplicativos população de Cascavel fiscalizará serviços e estruturas do município

As novas ferramentas são novidade dentre as casas legislativas de todo o Brasil

Apresentação de gastos em detalhes, acesso à lista de cargos com nomes de cada assessor e salários, divulgação da votação de cada vereador em todas as proposições, extinção dos supersalários, dentre outras medidas de moralização. Agora imaginem o cidadão fotografando um problema de serviços ou estrutura do município e através de um aplicativo de celular cadastra a ocorrência, a georreferenciando no google maps. Todas as notificações são votadas em plenário e na mesma semana o cascavelense recebe uma resposta sobre a solicitação. Nem parece coisa de Brasil, mas essa é a nova Câmara de Cascavel.

Todas as novidades – desenvolvidas mediante solicitação do presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL) - serão apresentadas às 9 horas, desta quinta-feira (20), no plenário do Legislativo. O novo Portal amplia o acesso às informações do Legislativo, é audível aos cegos através do sistema Dosvox (leitor de voz) e tem sistema responsivo com visualização adaptável a qualquer aparelho mobile.

Entenda o novo portal em detalhes:

Aplicativos para Android e IOS
Aproximadamente 50% da população brasileira já acessa a internet e na região Sul essa média é maior. Dentre os usuários, 68% já acessam conteúdos web através de dispositivos mobile. Por esta razão, a Câmara desenvolveu aplicativos para aparelhos com sistema Android e IOS, que permitirão à população definir se quer receber atualizações sobre um vereador, vários deles ou todos.

Georreferenciamento via aplicativos
O mesmo aplicativo também dispõe de uma ferramenta, que dará ao cidadão a oportunidade – em tempo real – de registrar problemas nas estruturas ou serviços do município. Através do aplicativo instalado, a população pode fotografar a demanda e geolocalizar via GPS. A Câmara receberá o cadastro em tempo real e fará um levantamento. Mediante confirmação do problema, o caso estará disponível no Google Maps de Cascavel. Na mesma semana, todas as ocorrências registradas serão transformadas em uma Indicação, que após ser votada em plenário, será encaminhada à Prefeitura, responsável por resolver o problema. Com esse encaminhamento, o cidadão reclamante receberá uma resposta automática da Câmara, com cópia da notificação feita à Prefeitura. O sistema irá gerar gráficos estatísticos sobre todas as ocorrências registradas, o que permitirá um diagnóstico por amostragem da situação das estruturas públicas, como também das prioridades mais elencadas pela população.

Georreferenciamento
E quem não tem celulares com Android e IOS? Não tem problema. Mesmo com um celular comum que permita tirar fotos ou qualquer outra máquina, o cidadão poderá fazer o registro. Basta baixar a imagem em um computador e no site da Câmara tem o link GEO que permite o cadastro da ocorrência. Neste caso, ao invés do registro do local ser feito via GPS, o usuário deverá digitar o endereço do problema, que o próprio google geolocalizará a demanda para marcação no mapa.

Acesso rápido
A versão anterior era ‘burocrática’ e dificultava localizar as informações de interesse mais comum. Além do novo layout moderno, que segue os padrões dos melhores portais de informação, o site tem menu de acesso rápido. Os itens que constam no mesmo foram definidos a partir das estatísticas geradas por cliques. Os temas mais procurados ocupam lugar de destaque.

Interatividade
É caminho sem volta. A população ‘não sai’ das redes sociais e se o assunto é vida virtual, não há como ficar de fora. Todo conteúdo gerado pela Câmara de Cascavel ocupa lugar no facebook, twitter, google plus, flickr e instagram. A regra no departamento de comunicação é clara: dar visibilidade a todo e qualquer ato legislativo, preferencialmente em tempo real.

Hotsite do vereador
Procurar notícias específicas sobre cada vereador não é tarefa simples no atual Portal. O novo site traz um hotsite para cada legislador. O link “Saiba mais sobre cada vereador” abre um ambiente exclusivo com currículo, notícias vinculadas e os links direto dos Sistema Legislativo com o histórico de todas as proposições de autoria e coautoria do vereador. Também traz o link para as mídias sociais.

Dosvox | acessibilidade
O Brasil ainda não avançou muito com políticas públicas voltadas à acessibilidade. Embora existam algumas leis, não há fiscalização para o cumprimento das boas práticas. A Câmara de Cascavel desenvolveu o novo Portal adaptado para ‘lido’ pelo sistema Dosvox. O software – normalmente utilizado por cegos – reconhece todos os textos do site e converte em áudio para que o usuário possa dispor de todo conteúdo.

Monitoramento
No topo do novo site há um link que estará redirecionando o cidadão para câmeras de monitoramento, que estão em fase de implantação no Legislativo de Cascavel. Não haverá um ponto cego nas áreas de trânsito livre. Assim, a população poderá acompanhar a movimentação na Casa de Leis, que no passado já foi apontada como lugar de funcionários fantasmas.

TV Câmara e Rádio
Outros canais essências para que a população possa acompanhar as decisões tomadas na Casa de Leis, são a TV Câmara e Rádio. O áudio hoje já é disponível, mas tem limitação de número de acessos. Assim que finalizado o processo de instalação da TV Câmara, neste primeiro trimestre de 2014, aumentará a capacidade de trânsito de áudio, como também todo ato legislativo em plenário será transmitido ao vivo pelo site. Na segunda etapa do projeto, a TV Câmara transmitirá em grades de sistemas de TV local e já tramita no Ministério das Telecomunicações, a proposta de implantação da Rede Legislativa de TV Digital. Cascavel poderá transmitir em canal aberto com qualidade digital.

Versão mobile
Uma das dificuldades de acessar os conteúdos da Câmara por aparelhos móveis era a versão estática de visualização. O novo Portal tem versão mobile responsiva, que adapta o layout a cada tipo de aparelho, priorizando conteúdos de maior interesse. Através da versão mobile o cidadão pode optar em visualizar a versão desktop, como também baixar aplicativos da Câmara para Android ou IOS.
Jefferson Lobo / Assessoria de Comunicação