Notícias

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO Escola Zumbi dos Palmares recebe cartilhas e orientações

Cascavel (26 de novembro) – Os problemas verificados no cotidiano das escolas da rede pública são potencializados nas unidades da educação do campo. Isso é constatado a cada visita da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Câmara de Cascavel que, no início de novembro, iniciou o trabalho de entrega de cartilhas contendo os principais pontos do contrato entre o município e as empresas que fazem o serviço de transporte escolar rural.

Nesta terça-feira (26), os vereadores Paulo Porto (PCdoB) e Walmir Severgnini (PSD) estiveram na Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares, no Assentamento Valmir Mota, que atende crianças oriundas do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). A visita reuniu a equipe de professores, pais e alunos da escola que tem uma proposta pedagógica diferenciada das demais unidades da rede, voltada para humanização do educando.

Questões relacionadas especialmente as linhas que fazem o trajeto dos alunos da escola foram repassadas aos vereadores, como a dificuldade nos dias chuvosos devido a precariedade das estradas do interior do município. Porém as dificuldades da escola vão muito além da questão do transporte, são problemas de estrutura com salas de chão, batido, paredes de madeira e lona.

O local está passando por uma reorganização e questões referentes à estrutura física, de material e pessoal foram encaminhadas aos vereadores. Entre as principais demandas, a construção de banheiros, recebimento de materiais escolares e esportivos, construção de uma cancha de areia e energia elétrica nas salas de aula.

A coordenadora pedagógica da escola, Lucimar Ramires, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Comissão de Educação do Legislativo. Para a professora, as cartilhas serão de fundamental importância para os pais de alunos sanarem dúvidas acerca do transporte escolar. “A cartilha irá contribuir para trazer informações que nós desconhecíamos”, disse a professora.

A escola passou a fazer parte da rede municipal de ensino por meio do Decreto 11.167, de março deste ano. Com o seu reconhecimento, a escola até então ‘itinerante’ passou a se chamar Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares. A unidade atende as modalidades de educação infantil, pré-escolar de 4 a 5 anos e ensino fundamental, do 1º ao 9º ano.

Julio Carignano/ Assessoria de Imprensa/Paulo Porto

unnamed

Legenda: Alunos da Escola Zumbi dos Palmares atentas na leitura da cartilha
Crédito: Júlio Carignano