A Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) protocolou na manhã desta terça-feira (11) um ofício à Companhia Paranaense de Energia (Copel), pedindo providências para esclarecer e corrigir eventuais problemas que possam estar causando o aumento incomum nas contas de energia relatados por moradores desde a instalação dos chamados “medidores inteligentes”. Ao mesmo tempo, o presidente da Comissão, vereador Everton Guimarães (PMB), enviou um ofício também à Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) solicitando ação do órgão no caso.
“Você tem um medidor inteligente que foi instalado, terceirizado, simplesmente começa a aumentar a luz e a Copel só diz que ‘não tem problema nenhum’? Não foi feita uma perícia? Foi até os bairros fazer uma aferição aleatória de alguns medidores para ver se tem problema? Se a Copel fizer uma perícia e comprovar que não tem problema nenhum, aí sim vai ser satisfatório pra nós”, afirmou o presidente da CDC. Além de Everton, a Comissão é composta ainda pelo Contador Mazutti (PL) e pelo Dr. Lauri (MDB).
Ouvir a população
Segundo Everton Guimarães, a Copel tem argumentado que o aumento dos valores se deve ao aumento de consumo normal no verão. A CDC quer comparar as informações oficiais da Copel com um estudo a ser feito diretamente com os consumidores. “Estou levantando agora uma pesquisa de um histórico de 2023, 2024 e 2025. Estão falando que é o verão, então vamos comparar as contas de julho até janeiro dos anos anteriores até este ano para ver se tem diferença tão grande de consumo”, disse ele. O presidente da Comissão diz que pode convocar uma audiência pública. “Se não tiver essa diferença de consumo de um ano para o outro e a Copel não conseguir responder pra nós, podemos sim chamar uma reunião e toda a população vai poder participar”, completou.
Assessoria de Imprensa/CMC