Notícias

CPI DAS PEDRAS | Comissão formalizará pedidos de informações aos órgãos envolvidos

O primeiro passo da CPI das Pedras (Comissão Parlamentar de Inquérito) na manhã desta quarta-feira (27) foi registrar inloco no antigo trecho da BR 163 e Aeroporto de Cascavel, de onde foram retiradas as pedras utilizadas para a construção do taxiway. Nenhum dos membros havia ainda estado nos locais após a denúncia da suposta retirada ilegal do material e foram acompanhados na vistoria pelo Secretário de Obras Públicas, Maurício Theodoro (PSDB) que repassou informações sobre o procedimento realizado.

Já com escrivã "ad hoc" nomeada pelo presidente da Câmara, Marcio Pacheco (PPL), na reunião ordinária da próxima segunda-feira (1) a comissão formalizará os primeiros ofícios à Prefeitura de Cascavel, IAP (Instituto Ambiental do Paraná), Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e DER (Departamento de Estradas e Rodagem) em busca de informações que subsidiem a investigação. Também serão designados aos trabalhos de consultoria um engenheiro e um advogado.

“O objetivo da vistoria de hoje é conhecer inloco a questão, mas será necessário fazer a medição da quantidade retirada em metros cúbicos e isso somente um engenheiro – que auxiliará a comissão - poderá fazer de forma oficial e correta. Já na reunião ordinária da CPI na segunda-feira, estaremos formalizando ofícios para órgãos municipais, estaduais e federais e, com o retorno das solicitações daremos prosseguimento à investigação”, explicou Claudio Gaiteiro.

O relator da CPI avançou sobre as motivações da retirada das pedras, considerando o valor aproximado de R$ 60 mil de economia estimada pelo município, além da alegação de ato emergencial. “Se o valor é só isso mesmo e aparentemente é, fica a pergunta: porque as pedras não foram compradas para evitar os problemas que ocorreram? A considerar o baixo valor da economia, não se justifica a ação emergencial e pressa não pode ser argumento para um gestor público”, enfatizou Paulo Porto.

Também participou da vistoria o membro secretário da comissão que considerou relevante a vistoria da rodovia e aeroporto. “Visitar o local é importante para se ter a certeza do que foi retirado do local e em que quantidade. Estamos designados para isso e precisamos fazer com total transparência”, defendeu Paulo Bebber.

CLIQUE, E ENTENDA O CASO

CPI PEDRAS 27-03-2013 01

LEGENDA:
Comissão foi acompanhada pela imprensa durante vistoria

CPI PEDRAS 27-03-2013 02

LEGENDA:
Membros da Comissão e o secretário de Obras no taxiway do aeroporto

FOTO:
Julio Carignano/Assessoria Vereador Paulo Porto

CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAVEL
JEFFERSON LOBO
gerente de comunicação social
(45) 9986 4213