Notícias

Delegados e investigador recebem homenagem por atuação na 15ª SDP

A Câmara Municipal entregou, em solenidade na manhã desta sexta-feira (28), Votos de Louvor e Congratulações à 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, à delegada Mariana Vieira Badotti, ao delegado Fernando Zamoner e ao investigador Everton Klauss pelos serviços prestados à cidade. As homenagens foram propostas pelos vereadores Policial Madril (PSC), Pedro Sampaio (PSC) e Sadi Kisiel (Podemos), que formam a Comissão de Segurança Pública e Trânsito, e também pelo presidente Alécio Espínola (PSC) e vereador Cidão da Telepar (PSB).

Mariana Antonieta Manso Vieira Badotti foi homenageada por seu trabalho na função de delegada-chefe da 15ª SDP no período de janeiro de 2019 a janeiro de 2023. No mesmo período, Fernando Zamoner foi delegado-adjunto e o investigador Everton Klauss ocupou a função de superintendente da delegacia. Por fim, a própria 15ª SDP recebeu uma homenagem pelo seu atendimento em 22 cidades com população total estimada em 530 mil pessoas. Em nome da instituição, quem recebeu a placa comemorativa foi o atual delegado-chefe Rubens Miranda Júnior.

Além dos colegas, amigos e familiares que participaram da homenagem, inclusive com depoimentos em vídeo que emocionaram os policiais, estiveram presentes para prestigiar a solenidade o vereador Josias de Souza (MDB) e várias autoridades, como a juíza Filomar Helena Perosa Carezia, titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Cascavel, Felisberto Luis Mioto, delegado-chefe da Receita Federal, Pedro Fernandes, secretário municipal de Segurança Pública e Proteção à Comunidade, coronel Jorge Fritola, representando o 5º Comando Regional da Polícia Militar, coronel Rogério Lima de Araújo, comandante do 4º Agrupamento de Bombeiros, major Cícero Tenório, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Ricardo Schneider, inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal, delegado Lucas Amorim, representando o delegado-chefe da Polícia Federal. Ainda estavam presentes Simone Soares, presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar), Mauri Barbosa, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e o delegado Alexandre Macorin, da Polícia Civil de Toledo.

“Essas homenagens que nós propusemos são estendidas a todos os servidores da Polícia Civil de Cascavel, desde aquela pessoa que trabalha no plantão até o delegado-chefe, porque a gente sabe que a Polícia Civil é uma engrenagem: se o atendente não fizer um boletim bem completo, a equipe vai ter uma dificuldade para a investigação. E a nossa sociedade atua unida pra combater o crime: Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Ministério Público e Justiça. Por isso que a Polícia consegue prestar esse serviço à comunidade”, destacou o presidente da Comissão proponente das homenagens, Policial Madril.

Em nome da 15ª SDP, o delegado-chefe Rubens Miranda Júnior agradeceu o reconhecimento da Câmara. “Nossa Polícia Civil vem passando por diversas mudanças, avanços tecnológicos e situações que podem até causar um certo desconforto nos profissionais, a princípio. Mas uma homenagem valorosa como essa tem o poder de resgatar esse sentimento do dever cumprido e de que vale a pena vestir a camisa e dar essa resposta à sociedade, que tanto merece”, afirmou ele.

A dra. Mariana Vieira Badotti, que agora chefia o Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), ressaltou a trajetória, as equipes da 15ª SDP e do Nucria e todas as colaborações com outras instituições que a trouxeram até o presente momento. “Se hoje eu estou sendo agraciada com essas congratulações, isso se deve também a cada uma dessas pessoas, a cada um de vocês que estiveram na minha vida. Estiveram em passagens que até podem ser consideradas simples ou corriqueiras, até as mais importantes, duradouras, eternas. E foram elas que me moldaram, me transformaram, me fizeram e fazem aprender todos os dias. E a vocês, meus irmãos Fernando e Klauss, quero dizer que esse desafio que assumimos há quatro anos, só conseguimos realizar porque atuamos juntos. Não canso de dizer que foi uma honra trabalhar com vocês”, disse a delegada.

Na sua vez de agradecer a homenagem, o delegado Fernando Zamoner também destacou a parceria com a delegada Mariana e o investigador Klauss, a quem igualmente chamou de “irmãos”. “Sou muito grato, levo isso comigo e espero que eu sempre possa tê-los do meu lado, Mariana e Klauss, a quem agradeço pelos momentos que passamos e pelo apoio que sempre tive. O trabalho em Cascavel foi um desafio pra mim, cheguei de uma forma precoce, com pouco tempo de carreira, e me assustei muito no início, mas vim para cá com o objetivo de auxiliar a equipe a ter uma gestão focada no planejamento e numa atuação técnica. Dentro do tempo que nos coube e das possibilidades que tivemos, a sensação que tenho é de missão cumprida”, declarou Zamoner.

Bastante emocionado depois de receber o carinho dos colegas, da esposa e dos filhos, Everton Klauss. “Agradeço por ter podido estudar e chegar onde estou hoje. Deus quis me colocar para trabalhar num lugar onde consegui dois irmãos, e eu digo a eles, quando estamos juntos, que eu os amo, como amigos e como irmãos que a vida me deu. Obrigado Mariana, obrigado Fernando. E obrigado a todos os amigos que eu tenho aqui. A nossa profissão é muito difícil e muito estressante, e por isso é muito bom ter os momentos juntos em que dissipamos nossas alegrias e nossas frustrações. E dr. Rubens, nós continuamos no nosso trabalho de continuar fazendo dessa delegacia, se não a melhor, uma das melhores do estado do Paraná”, concluiu Klauss.

Assessoria de Imprensa/CMC