Notícias

Dossiê contra o Pacote de Veneno e Pela Vida será lançado na Câmara Municipal

O mandato da vereadora Professora Liliam (PT) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), irão lançar em Cascavel a campanha "Semeando Saberes & Sabores", no dia 10 de dezembro, sexta-feira, a partir das 19h, no Plenário da Câmara Municipal.

A campanha, articulada pelos Armazéns do Campo, pela Expressão Popular, Cooperativa Bionatur, Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, Periferia viva e a Campanha Contra os Agrotóxicos, tem o objetivo de difundir o conhecimento acumulado da classe trabalhadora sobre a crise ambiental do ponto de vista popular, dos próprios povos e das comunidades.

Neste ato de lançamento, o "Dossiê Contra o Pacote do Veneno e em Defesa da Vida'' será apresentado. Trata-se de uma produção da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, em parceria com a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e com apoio do Instituto Ibirapitanga e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Professora Liliam afirma que o uso abundante de agrotóxicos em Cascavel é preocupante. "Infelizmente, estão presentes na maior parte dos alimentos que são consumidos. O motivo desta convocação é ampliar o debate". O evento contará com a participação de Ana Tereza, bióloga, professora universitária e pesquisadores sobre o efeito dos agrotóxicos em organismos não alvo; Naiara Bittencourt, advogada popular na Terra de Direitos e Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e Jakeline Pivato, Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida e Movimento Sem Terra.

Semeando Saberes & Sabores

A defesa do meio ambiente, em paralelo a histórica crise ambiental que vive o mundo, tem ocupado as principais discussões no âmbito dos movimentos e organizações da classe trabalhadora, na perspectiva de tomar medidas efetivas e proativas na defesa ambiental e restauração de biomas. Nesse sentido, a Campanha compreende uma soma de iniciativas na elaboração e difusão de um kit agroecológico: o Dossiê acompanhado de sementes da Bionatur.

Agroecologia é o caminho

A Agroecologia nos mostra os caminhos de mudança por meio do diálogo de saberes, conhecimentos científicos e tecnológicos, conhecimentos populares e ancestrais sobre a dinâmica de produzir em simbiose com a natureza. Assim, a agroecologia, enquanto ação coletiva, remete para os processos de organização, luta e transformação social, apontando a importância da articulação entre campo e cidade que podemos desenvolver das mais variadas formas.

 

Assessoria da Vereadora Professora Liliam/CMC, com informações do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra/MST