Notícias

Dr. Lauri pede instalação de Delegacia Especializada em Proteção Animal

O vereador Dr. Lauri (PROS) usou a tribuna nesta terça-feira (31) para defender a necessidade urgente da instalação da Delegacia do Meio Ambiente e Proteção Animal na cidade ou de um setor especializado neste tipo de crime, além de mais recursos investidos na proteção dos animais e punição de quem pratica crimes de maus-tratos.

Integrantes da ONG Latidos do Bem e protetores autônomos acompanharam a sessão e protestaram no lado de fora do prédio. Com mais de 300 denúncias aguardando providências na prefeitura, 600 mil animais em condição de vulnerabilidade e 250 solicitações de crimes ambientais, o vereadores e entidades pediram que seja disponibilizada mais uma equipe, plantão aos finais de semana (pois durante a semana muitas vezes o dono dos animais não pode ser encontrado) e mais uma viatura para atender denúncias no interior.

Além disso, o vereador pediu que o município dê mais publicidade aos números disponíveis para denúncias: 156 (Ouvidoria da prefeitura), 153 (Guarda Municipal), 181 (Secretaria de Segurança Pública Estadual) ou pelo site http://www.181.pr.gov.br, no qual as denúncias podem feitas anonimamente. “A população reclama que não sabe aonde denunciar, liga na Polícia Militar e na Guarda Municipal e são informados que não atendem essa ocorrência”.

A prefeitura já desenvolve o Programa Samucão, que atende casos de baixa complexidade de urgência e emergência para cães e gatos, destinado para animais de rua ou para famílias em vulnerabilidade social e o Castramóvel, que em nos últimos dois anos, realizou a castração de 1.350 animais, com uma média de 50 castrações por dia de machos ou 8 castrações em caso de fêmeas. Para o vereador Dr. Lauri, o ideal seria castrar maior número de fêmeas.

As ONGs estão fazendo circular um abaixo assinado pedindo a instalação da Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Direitos dos Animais, que será encaminhado aos deputados federais e estaduais. Dr. Lauri pediu que os demais colegas vereadores e vereadoras assinem a petição e cobrem dos representantes estaduais mais investimentos nesta área.

Assessoria de Imprensa/CMC