O vereador Edson Souza (MDB) comemorou a inclusão de adolescentes, de 12 a 17 anos, no plano de imunização contra a Covid-19 no Paraná. Edson havia feito uma indicação na Câmara de Vereadores ainda em maio para que esse público também pudesse receber a vacina.
O documento solicitou um esforço das autoridades competentes, para que a faixa etária do plano de imunização contra a Covid-19 fosse ampliada, alegando o risco dos adolescentes no ambiente escolar, principalmente para aqueles que possuem comorbidades. Após isso, o vereador também manteve o diálogo constante com o Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, que demonstrou bastante sensibilidade com a questão. “Não vacinar esse público torna o ambiente escolar perigoso. Esses alunos estão impedidos de voltar para a sala de aula, pois estão suscetíveis a contaminação pelo coronavírus”, afirma Edson Souza.
A vacinação para jovens entre 12 e 17 anos, com comorbidades, deve iniciar no dia 15 de setembro. A imunização será realizada exclusivamente com o imunizante produzido pela Pfizer e seguirá a ordem de prioridade estipulada pelo Ministério da Saúde. Primeiramente, serão imunizados os jovens com deficiências permanentes e após esse grupo virão aqueles que possuem comorbidades, as gestantes e puérperas, os privados de liberdade e por último os adolescentes sem comorbidades.
De acordo com o vereador Edson Souza, esse avanço na faixa etária da imunização representa uma grande vitória para a sociedade. “Com a vacinação desses jovens, o ambiente escolar se tornará mais seguro para todos: alunos, pais e professores. Além de garantir a saúde de uma boa parcela da população, essa medida possibilitará a volta de um aprendizado de qualidade por parte do aluno que estava assistindo às aulas dentro de casa”, finaliza.
Assessoria de Imprensa/Vereador Edson Souza