O vereador Edson Souza protocolou o Projeto de Lei 16/2022, que busca incluir a “Semana Municipal da Enfermagem” no calendário oficial da cidade de Cascavel. O projeto foi lido na Sessão Ordinária de hoje (21), e agora segue para apreciação no plenário da Câmara de Vereadores.
Conforme consta no Projeto de Lei, a Semana Municipal da Enfermagem tem como objetivo criar um ambiente de valorização destes servidores, bem como proporcionar a oportunidade para a comunidade discutir os anseios dos profissionais. “A sobrecarga de trabalho dos profissionais da Enfermagem aumentou consideravelmente durante a pandemia, levando-os à uma situação de extremo desgaste. Além disso, em nosso município, os salários estão defasados há algum tempo. A criação deste evento ajudaria a colocar todas estas questões em foco, a fim de que a situação dos trabalhadores seja melhor”, comenta Edson Souza.
Desde o início do mandato, o vereador busca melhorar as condições de trabalho dos profissionais da Enfermagem da cidade, com atuação na criação do Plano de Cargos e Salários dos Profissionais da Saúde de Cascavel e protocolando moções para a aprovação do PL 2564/2020, que tem como objetivo instituir o piso nacional da categoria.
*Profissionais enxergam proposta como oportunidade de reconhecimento*
Mesmo com a existência de uma data comemorativa à nível nacional, o enfermeiro e diretor geral do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), Rafael Muniz de Oliveira, enxerga com bons olhos a proposição. “A criação dessa Semana Municipal da Enfermagem vai trazer reconhecimento e um empoderamento destes profissionais que atuam em nosso município e que não baixaram a guarda durante essa pandemia. Espero que, daqui para frente, se torne uma data comemorativa aqui em Cascavel”, defende.
O representante do Sindicato dos Enfermeiros, Elton José München, entende que a proposta ajuda na busca por melhores condições para os servidores e enalteceu o trabalho desenvolvido por cada enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar. “Somos mais de 80% da mão de obra na Saúde do Brasil e nunca recusamos atender nenhum paciente. A Enfermagem está exausta e precisa de reconhecimento e valorização, como o piso salarial”, salienta.
Assessoria vereador Edsou Souza