Notícias

Efetivos da Câmara pedem revisão no plano de cargos

Sem qualquer tipo de reposição salarial desde 2007, os servidores efetivos da Câmara Municipal de Cascavel decidiram se reunir e elaborar uma proposta de atualização para correção dos valores. O documento foi concluído recentemente e repassado nesta semana ao presidente do Legislativo, Marcos Sotille Damaceno (PDT). Representaram os servidores concursados o contador Paulino Roberto Rodrigues e a oficial legislativo II, Cássia Ricardo.
De acordo com o texto, a correção se justifica por dois motivos principais: a falta de estímulo de servidores concursados para seguirem carreira, produzindo alta rotatividade de profissionais que não estabelecem vínculos, e a dificuldade no preenchimento de vagas de novos convocados aprovados em concurso público pela baixa remuneração oferecida.
Os dois funcionários adiantaram ao presidente que os novos números estão sendo propostos com base em um levantamento feito junto a câmaras de outros municípios. O documento mostra que Toledo, por exemplo, assim como Cascavel, possuía uma defasagem nos valores, revistos e atualizados naquela cidade através de lei de maio do ano passado. “Comparativamente à atualização de outras casas legislativas, chegou-se ao índice mínimo de reajuste para a correção da distorção da tabela de vencimentos dos servidores efetivos desta Casa”, argumentam os trabalhadores, adiantando que uma vez aplicado este índice, o impacto na folha de pagamento será de R$ 8.689,80/mês, o que não excede o que prevê a Lei Orçamentária Anual (LOA), não havendo necessidade de acréscimo de dotação orçamentária. Os servidores também têm como base os números da prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2011, que apontam a utilização de apenas 2,54% de um limite máximo de 6% do orçamento do Município. E, segundo eles, a reposição não seria aplicada em todos os casos de servidores efetivos, atingindo apenas 14 funções com os menores salários.
“É uma reivindicação justa e beneficiaria as funções consideradas mais humildes, já que as demais estão equiparadas com o que recebem funcionários de outras câmaras”, disse o presidente Marcos Damaceno, adiantando que pretende estudar minuciosamente o conteúdo da proposta antes de tomar qualquer decisão.

Efetivos_correo

LEGENDA
Os servidores efetivos Cássia Ricardo e Paulino Rodrigues entregaram a proposta ao presidente Marcos Damaceno

CRÉDITO
Flávio Ulsenheimer/Ass. Imp.