Cascavel dá um passo importante em direção à conscientização sobre a segurança no trânsito com o lançamento de uma nova campanha publicitária nos ônibus de transporte coletivo. A iniciativa, voltada especialmente para motociclistas e pedestres, foi viabilizada por meio de uma emenda impositiva apresentada pelo Professor Santello (União Brasil).
Os ônibus da cidade agora exibem mensagens educativas que visam alertar os usuários sobre a importância de práticas seguras nas vias. A campanha tem como objetivo principal reduzir acidentes e promover uma convivência mais harmoniosa entre motoristas, motociclistas e pedestres, grupos que frequentemente estão em risco nas ruas.
A campanha é uma resposta à crescente preocupação com os índices de acidentes na cidade e pretende sensibilizar a população sobre a importância de respeitar as normas de trânsito. Com essa ação, espera-se que mais pessoas adotem comportamentos preventivos, contribuindo para um trânsito mais seguro em Cascavel.
“Foram escolhidos os ônibus porque os mesmos rodam tanto na área central como nos bairros e assim, conseguimos alcançar toda a população. Buscamos levar desde frases de conscientização a números retratados no trânsito brasileiro”, explica a encarregada do setor de Educação no Trânsito da Transitar, Luciane de Moura, que reforça que a maioria dos óbitos no trânsito em Cascavel são de pedestres e motociclistas.
“A segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos. Com esta campanha, buscamos informar e educar a população sobre comportamentos que podem salvar vidas”, afirmou o vereador Professor Santello, que também é um dos proponentes da Lei Municipal Lei 7.485/2023 que institui o dia 27 de julho como o Dia do Motociclista, no Município de Cascavel, e tem o foco de promover a educação no trânsito e prevenção de acidentes envolvendo os motociclistas.
Professor Santello também propôs ao poder público a instalação das áreas de espera para motos em Cascavel, conhecidos como bolsões. O vereador ouviu motociclistas, empresas e, juntamente com Transitar e Contran, iniciaram as tratativas para a implantação das motofaixas.
Os “bolsões” estão sendo gradativamente implantados em cruzamentos com semáforos que apresente conflito de trânsito e baixa visibilidade na travessia, oferecendo maior fluidez e segurança aos motociclistas, reduzindo assim, acidentes.
O vereador Professor Santello também destinou em emendas impositivas o valor de R$ 10.000,00 à Transitar para aquisição de capacetes e promoção de campanhas educativas voltadas aos motociclistas.
Assessoria do Vereador Professor Santello/CMC