Atendendo convite da Aeac (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel), o vereador Luiz Amélio Burgarelli esteve na noite de terça-feira na sede da entidade de classe. A presidente da Aeac, Marli Aoki, entregou dois ofícios pedindo atenção do vereador nas questões relacionadas à formulação de uma lei voltada à inspeção predial e outra envolvendo a destinação correta de resíduos sólidos gerados em obras e reformas em canteiros da construção civil. O repasse ocorreu durante assembleia da associação.
Diante do apelo feito pelos profissionais, o vereador se comprometeu a não medir esforços para lutar para que as duas causas apresentadas virem lei como forma de contemplar toda a sociedade. “São reivindicações pertinentes e que vão merecer a atenção que merecem”, disse Burgarelli.
Os profissionais da área de engenharia e arquitetura manifestaram a necessidade do município contar com um programa de inspeção predial, ou seja, a vistoria das edificações, como forma de determinar suas condições técnicas, funcionais e de conservação, objetivando direcionar o plano de manutenção nominado como Norma de Inspeção Predial. A vistoria só poderá ser feita por um profissional jurisdicionado ao Crea-PR. Ele vai identificar as falhas e sugerir, por meio de laudo, a correção das situações, garantindo segurança à população. Se aprovado, Cascavel será a primeira cidade do Paraná a dispor de uma lei específica para tratar da questão.
Já em relação aos resíduos sólidos, a necessidade de um programa do gênero no município é evidente. “Estamos à disposição dos governantes locais para auxiliar no que for preciso no sentido de viabilizar o Programa de Coleta de Resíduos Sólidos de Cascavel”, disse Marli Aoki.
Legenda:
Marli Aoki entrega ofícios ao vereador Luiz Amélio Burgarelli, em assembleia na Aeac