Com a aprovação do Projeto de Lei nº 93/2024, que passou por unanimidade em sua primeira votação na sessão desta segunda-feira (08), Cascavel passará a ter em seu calendário a "Semana de Conscientização e Prevenção aos males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores por bebês e crianças". O proponente é o vereador Josias de Souza (MDB).
A proposta tem como objetivo alertar pais e responsáveis sobre os prejuízos causados pelo uso exagerado desses aparelhos eletrônicos por crianças, além de incentivar atividades ao ar livre. Conforme o artigo 1º do projeto, o evento vai acontecer anualmente na semana que incluir o dia 7 de maio, data em que se comemora o Dia do Oftalmologista.
De acordo com o vereador, são alarmantes os dados divulgados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) que apontam um aumento desproporcional no número de diagnósticos de miopia em pessoas de zero a 19 anos. O tempo excessivo de telas pode levar ainda a atrasos no desenvolvimento motor e da linguagem, problemas de sono, dificuldades de atenção e concentração, isolamento social, impactos emocionais negativos, riscos de segurança online, dificuldades acadêmicas e dependência digital.
“É importante que as crianças tenham tempo livre suficiente para fazer esportes e atividades ao ar livre, usando parques e praças da cidade, por exemplo”, defende o vereador. Segundo ele, o uso excessivo de celulares pode limitar o tempo que as crianças passam em atividades físicas e interações sensoriais, o que pode resultar em atrasos no desenvolvimento motor, coordenação e equilíbrio.
Assessoria de Imprensa/CMC