Foi aprovado nesta segunda-feira (10) o Projeto de Lei nº 119 de 2024 que institui, oficialmente, a Feira das Profissões no calendário de eventos do município. O evento, que já é um sucesso na região, passa a ser realizado anualmente no segundo semestre, consolidando-se como um marco para estudantes e profissionais que buscam crescimento educacional e novas oportunidades no mercado de trabalho.
A Feira das Profissões é totalmente voltada à carreira profissional, ao empreendedorismo e ao aperfeiçoamento educacional, contando com entrada gratuita. Seu principal objetivo é reunir, em um único espaço, as principais instituições de ensino e entidades do município, oferecendo aos estudantes e profissionais em transição de carreira a chance de conhecer melhor as oportunidades disponíveis. Dessa forma, facilita a tomada de decisão sobre qual caminho seguir na educação, além de incentivar a busca por um diploma.
Conforme explica o líder de governo, vereador Xavier (Republicanos), “além de proporcionar um contato direto com o ambiente acadêmico de cursos de graduação e técnicos, a Feira das Profissões também conecta os visitantes com o mercado de trabalho”. Através de exposições, palestras e atendimentos, os participantes têm acesso a informações sobre diversas profissões, além de oportunidades reais de emprego e estágio.
A terceira edição da Feira das Profissões, realizada em 2024, demonstrou o impacto positivo do evento, registrando a presença de 5.280 visitantes e 35 expositores, além de atrair participantes de mais de 30 cidades da região. O evento contou com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e recebeu o selo Verde Cecicle, estando atualmente em processo de certificação como evento Carbono Zero.
Com a oficialização no calendário do município, a Feira das Profissões se fortalece como um evento essencial para o desenvolvimento profissional e acadêmico da região, reafirmando seu compromisso com a educação, inovação e sustentabilidade.
Assessoria de Imprensa/CMC