Novamente representantes do Fórum Sindical, entidade que congrega mais de 40 sindicatos de Cascavel e região, se manifestou favorável ao aumento no número de vereadores dos atuais 15 para 21, conforme emenda à Lei Orgânica aprovada em maio deste ano. Na manhã desta segunda-feira eles estiveram reunidos com o presidente do Legislativo, Marcos Damaceno, e apresentaram a proposta oficial que finalizaram recentemente. Além da manutenção de 21 cadeiras, o fórum sugere a diminuição no número de assessores em 50% e a realização de concurso público para contratação de servidores especializados em áreas específicas. “O problema não é o número de vereadores, mas a grande quantidade de assessores e cargos comissionados”, dizem.
Damaceno adiantou que a atual Mesa Diretora já tem tomado algumas medidas para diminuir os gastos. Mesmo tendo direito a 6% do orçamento, o Legislativo cascavelense aplica atualmente 3,2% e já diminuiu o número de assessores. “Cada vereador tinha direito a sete assessores e nós diminuímos um por gabinete ainda no ano passado. Creio que seja possível diminuir mais um e vamos iniciar as discussões com os demais legisladores. Recentemente também realizamos o concurso público para preenchimento de algumas vagas”, frisou. O presidente também revelou ter recebido informações de que a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu pretende rever o posicionamento de manter 15 vereadores, aumentando o número de cadeiras também para 21. A Constituição Federal permite que municípios com população entre 160 mil e 300 mil habitantes formem a Câmara Municipal com 21 cadeiras. “O problema que em Foz eles já utilizam os 6% do orçamento. Para aumentar para 21 vereadores, terão que fazer inúmeros cortes na estrutura interna”, comentou.
Os representantes do Fórum Sindical adiantaram que pretendem apresentar oficialmente a proposta aos demais vereadores durante a sessão ordinária desta terça-feira.
LEGENDA
Fórum Sindical apoia aumento no número de vereadores com diminuição nos gastos do Legislativo
CRÉDITO
Lorena Manarin/Ass. Imp.