Notícias

Grupo Folklorico Italiano Ladri di Cuori é declarado de utilidade pública


O Grupo Folklorico Italiano Ladri di Cuori foi declarado de utilidade pública pelo prefeito municipal Lísias de Araújo Tomé, por meio da lei 4.491, de 26 de fevereiro de 1997. O projeto de lei é de autoria do vereador Julio César Leme da Silva.
Criado com a finalidade de formar um grupo artístico apto a apresentar espetáculos baseados em folclore italiano, bem como divulgar atividades folclóricas, a entidade beneficiada com a declaração fica obrigada a atender aos preceitos determinados pela Lei Municipal nº 3.438 e Lei Municipal nº 3.511, que regem as declarações de utilidade públicas.
A declaração de utilidade pública, segundo o vereador, representa o reconhecimento da cidade, por meio dos poderes executivo e legislativo, ao grupo, que existe desde 1995. Ele destacou ainda que a atividade desenvolvida pelo Ladri di Cuori valoriza a identidade cultural da cidade e fomenta tanto a cultura quanto o folclore. “É uma associação cultural preocupada com as tradições e que apresenta grande participação na preservação e resgate da cultura italiana, por meio de danças, músicas, teatro, artesanato e culinária”, conclui.

Trajetória
A equipe iniciou com cinco casais de amigos do Círculo Italiano. Além da busca pela perfeição técnica, o grupo prioriza o aprendizado de novas danças, bastante diversificadas em toda Itália.
O Ladri di Cuori costuma se apresentar em Cascavel e região, como a 2ª Festa Italiana da Igreja Nossa Senhora do Caravaggio e a Noite Italiana, organizada pelo próprio grupo geralmente no mês de outubro. O grupo também é presença marcante na Fenartec (Feira das Nações, Artesanato, Turismo e Cultura de Foz do Iguaçu). As premiações são vastas e ficaria difícil citar todas.

CRÉDITO
Edson Mazzetto/Ass. Imp.