A Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e a Paróquia da Ascensão foram homenageadas nesta segunda-feira (02/11) na Câmara Municipal de Cascavel pela passagem dos 50 anos de presença no município, comemorados no dia 27 de dezembro. O ato contou com a presença do reverendo Luiz Carlos Gabas, que coordena a Diocese em Cascavel, a reverenda Maria das Graças Bernardino e o bispo da Diocese de Curitiba, Dom Naudal Alves Gomes.
Dom Naudal destacou que a Igreja Anglicana busca desenvolver um trabalho voltado à justiça social, aos mais necessitados, sem distinção e exclusão. Ele também citou o espírito democrático da instituição, onde os bispos são eleitos por voto direto e que permite o acesso ao sacerdócio das mulheres. “Reconhecemos a importância de outras religiões e de outras ciências, como a psicologia humana, a sociologia, que são instrumentos importantes para esclarecimento e aprofundamento de nossa fé”.
O bispo agradeceu ao Legislativo pela honraria, em especial ao mandato do vereador Paulo Porto (PCdoB). “É com grande alegria que recebemos essa homenagem, oportunidade onde reafirmamos como pessoa e como igreja, a nossa esperança nas instituições democráticas e no trabalho deste poder enquanto casa do povo para que Cascavel possa trilhar um caminho mais justo e mais fraterno”.
Porto justificou a honraria, destacando que a Diocese Anglicana serve de exemplo para outras igrejas, que esquecem o papel de estar junto aos excluídos. “É com grande privilégio que nosso mandato oferece essa homenagem a uma igreja compromissada, que como cita o sociólogo Frantz Fanon, deve dialogar com os pobres da terra. É o que chamamos de igreja das catacumbas, que se posiciona ao lado dos menos favorecidos. Uma igreja que nos lembra diariamente que Jesus Cristo morreu crucificado como preso político, lutando contra a opressão do Império Romano, anunciando que o Reino de Deus se faz na terra”.
Para o reverendo Luiz Carlos Gabas, além do papel da difusão do cristianismo e a proclamação do bom evangelho, a Igreja Anglicana tem o papel de dialogar junto aos movimentos sociais. “Temos o papel de desenvolver junto à comunidade cristã, ações em defesa dos povos tradicionais, dos movimentos sociais de luta pela terra, da defesa ambiental, em favor da classe trabalhadora e do ecumenismo”.
Histórico
A Igreja Anglicana tem sua origem nos primeiros séculos do cristianismo europeu. Ela é ao mesmo tempo católica e protestante. Católica por causa da sua origem, sua organização institucional e litúrgica; e protestante por também ter incorporado elementos da reforma à sua estrutura doutrinal. A esse jeito de ser, os anglicanos denominam “inclusividade”.
Os anglicanos hoje são cerca de 80 milhões de membros distribuídos em 39 províncias, com mais de 600 dioceses em 165 países. Além da inclusão, têm como marca o diálogo interreligioso. No Brasil, ela completou 123 anos.
No Paraná, a igreja foi criada em maio de 2003 e está presente em Curitiba, Londrina, Tamarana, Maringá, Cascavel, Palotina, Marechal Rondon, Foz do Iguaçu e Santa Tereza do Oeste. Em Cascavel, a igreja chegou na década de 1960, com famílias de agricultores oriundos do Oeste de Santa Catarina que vieram ocupar terras na região Oeste do Paraná.
O primeiro culto em Cascavel aconteceu no dia 27 de dezembro de 1963. Atualmente a Paróquia da Ascensão está localizada no Jardim Alvorada, região norte de Cascavel. Os anglicanos ainda contam com um ponto missionário no Jardim Colméia, a Capela Jesus Libertador no Acampamento do MLST e um ponto de evangelização no Assentamento da reforma agrária Olga Benário, em Santa Tereza do Oeste.
A Paróquia da Ascensão ainda realiza trabalho no âmbito local, como pela defesa de um hospital público na região norte e participação na Frente Cidadã da região Norte.
Julio Carignano/ Assessoria de Imprensa/ Paulo Porto
Legenda: Bispo da Igreja Anglicana recebe homenagem proposta por Paulo Porto
Foto: Flavio Ulsenheimer/Assessoria Câmara Cascavel