Está mantido o projeto dos vereadores Nelson Fernando Padovani (PMDB) e Luiz Amélio Burgarelli (PDT) que autoriza o Executivo a implantar o programa de fisioterapia denominado PediaSuit. A proposta havia sido aprovada no final de novembro do ano passado mas acabou vetada pelo Executivo. Nas sessões ordinárias da Câmara, realizadas nesta terça-feira (28), os vereadores derrubaram o veto pela totalidade de votos.
O novo sistema tem a finalidade de prestar atendimento em crianças e demais cidadãos com atrofia muscular, distúrbios neurológicos, paralisia cerebral, lesões traumáticas cerebrais, autismo, entre outros problemas. Todo o procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos. É um programa que estimula o crescimento e desenvolvimento de cada criança. Trabalha a eliminação de reflexos patológicos e o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais. O PediaSuit é indicado no tratamento de atraso no desenvolvimento motor, distúrbios de equilíbrio, alterações em coordenação motora, diminuição de massa óssea, diminuição de força muscular, distúrbios de integração sensorial, traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular encefálico, ataxia, atetose, hipotonia, hipertonia, desordens neurológicas, autismo, síndrome de down, entre outros.
Atendendo ao que determina o Regimento Interno, o projeto retorna ao Executivo para sanção do prefeito. Caso não haja manifestação, a lei deverá ser promulgada pelo presidente do Legislativo.
Já o Projeto de Resolução 001/2012, que trata da reestruturação do Regimento Interno da Câmara, foi aprovado em primeira discussão e retirado antes da segunda. Os vereadores solicitaram mais uma semana de prazo para analisarem as emendas já protocoladas e eventualmente apresentar outras.
LEGENDA
Alterações no Regimento Interno devem ter votação concluída na próxima semana
CRÉDITO
Flávio Ulsenheimer/Ass. Imp