Notícias

João Diego apresenta pedido de surdos por concurso para intérprete de Libras na Câmara

Um grupo de surdos acompanhou João Diego (Republicanos) na tarde desta quinta-feira (24) para apresentar à Presidência da Câmara um ofício que pede a realização de concurso público para contratação de dois intérpretes de Libras pelo Legislativo. Esse ato acontece no Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O que aconteceu

Atendendo a uma demanda antiga da comunidade surda de Cascavel, João Diego oficializou a proposta de que o próximo concurso público a ser realizado pelo Legislativo preencha as duas vagas já existentes no Plano de Cargos para intérprete de Libras. “Eu já conversei anteriormente com o presidente Tiago Almeida, ele concorda totalmente, mas me pediu para que apresentasse essa proposta de forma oficial, para marcar e valorizar a luta dos surdos”, contou o vereador. Como Tiago Almeida (Republicanos) estava cumprindo agenda em Curitiba, coube ao chefe de gabinete Luis Eduardo Oliveira receber a comitiva com o documento.

No encontro, coube a Júlio Marcos de Souza, membro da Surdovel e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), com o auxílio de intérprete, explicar as grandes dificuldades que os surdos encontram no dia-a-dia e, especificamente, no acesso a serviços públicos. “A acessibilidade já é lei no Brasil há tantos anos e ela ainda não é cumprida totalmente, mas nós somos iguais a vocês, ouvintes, e não queremos ser invisíveis, queremos estar junto. Estamos felizes e honrados por estarmos aqui e estamos conseguindo quebrar barreiras”, disse ele.

“A gestão do presidente Tiago não é uma gestão sozinha, mas sim um conjunto com os outros 20 vereadores”, ressaltou João Diego. “E nós temos como uma das missões tornar a Casa do Povo cada vez mais inclusiva”, declarou ele.

Assessoria de Imprensa/CMC