O vereador Josias de Souza (MDB) encaminhou nesta terça-feira (09) a Indicação nº 1060/2022, solicitando ao secretário de Esportes, Luiz Carlos Oliveira, que seja projetada e construída uma arena multiuso no município.
Como explica o documento, “as arenas multiusos são instalações, de diferentes portes, como ginásios e estádios, nas quais podem ser realizados eventos de diversas naturezas, como apresentações esportivas individuais e coletivas, apresentações culturais, festivais, congressos, cultos, exposições comerciais, atividades físicas com grupos especiais da comunidade, como terceira idade, pessoas com deficiência, entre outros”.
As arenas multiuso incorporam várias tecnologias e recursos como iluminação, sonorização, diferentes pisos que podem ser trocados, cadeiras retráteis, coberturas que podem ser abertas, climatização de ambientes, instalação para transmissão de TV e telões. Em geral, as arenas se destacam por possuir times que são âncoras, a exemplo da Arena da Baixada, do Athletico Paranaense. Ao se integrar a vida da cidade, as arenas podem dispor de lojas, restaurantes e bares abertos ao público externo.
“A cidade de Cascavel é uma das melhores cidades para se viver e merece uma infraestrutura deste tipo, além de ser o lar de times de destaque nacional como o Cascavel Futsal e o Stein Futsal Feminino”, defende Josias.
Estrutura deficitária
Em Cascavel, há três ginásios poliesportivos de médio porte para desenvolvimento de atividades esportivas e competições regionais (Ginásio do São Cristóvão, Ginásio da Neva e o Centro Esportivo Ciro Nardi).
Os três espaços onde o time do Cascavel Futsal pode realizar treinos ou jogos, apresentam inúmeros problemas de infraestrutura, como dimensões da quadra, vestiários e áreas de treinamento, instalações elétricas e iluminação, cabines de imprensa e principalmente capacidade de público, reduzida para a demanda de competições profissionais.
O vereador cita o caso recente, acontecido durante a partida do Time do Cascavel Futsal no Ginásio da Neva, quando o jogo teve que ser paralisado por conta das goteiras no telhado e de um apagão nos refletores. A partida estava sendo transmitida ao vivo para todo o mundo
“Para alavancar o esporte e impulsionar as competições de alta performance, a instalação de uma arena multiuso pode ser a melhor saída”, finaliza o vereador.
Assessoria de Imprensa/CMC