Notícias

Jovens em capacitação profissional do Projeto Pescar conhecem a Câmara Municipal

Um grupo de 16 jovens do Projeto Pescar fez uma visita à Câmara Municipal nesta terça-feira (08), como parte de sua aprendizagem profissional. Além de conhecerem gabinetes de vereadores e setores da área administrativa, os estudantes de ensino médio puderam acompanhar parte da sessão ordinária.

O que aconteceu

Acompanhados da educadora social Luana Alcantara, os adolescentes matriculados em diferentes escolas no Ensino Médio foram recebidos pela coordenadora da Escola do Legislativo, Janaiara Pompeu, que deu uma aula sobre o funcionamento dos três poderes e o processo legislativo dentro da Câmara Municipal.

Em seguida, fizeram um tour pelo prédio e conheceram alguns gabinetes parlamentares, falaram com assessores e servidores da área administrativa. Após conhecerem o presidente Tiago Almeida (Republicanos), foram ao Plenário e assistiram o início da sessão e parte das votações.

Profissionalização de jovens

A Fundação Projeto Pescar é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos, que oferece formações sócio profissionalizantes em todo o Brasil e em países como Paraguai, Argentina e Angola. Os cursos são gratuitos e direcionados a jovens entre 14 e 19 anos em situação de vulnerabilidade social. Essas capacitações integram aspectos profissionais, sociais e cívicos, pois a Fundação acredita que, “além de ampliar as oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho, é essencial prepará-los para uma trajetória de autonomia, ética, de respeito e solidariedade”.

Em Cascavel, o Projeto conta com o apoio de um consórcio formado por quatro empresas: Concessionária Honda, Concessionária Grupo Open, Concessionária Zeni Motors - Toyota e M.A Máquinas. O curso, que é sediado na Unipar, outra parceira da iniciativa, é o de Assistente Administrativo, com uma carga horária de 960 horas, distribuídas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. A atividade é realizada no regime de Aprendizagem, com a oferta de uma bolsa-auxílio aos participantes.

Assessoria de Imprensa/CMC