Depois de receber inúmeras reclamações em relação ao atendimento ineficiente nas unidades básicas de saúde (UBS) e nos PAC’s I e II, o vereador Julio Cesar Leme da Silva (PMDB) iniciou nesta quarta-feira uma série de visitas aos locais de atendimento dos usuários do sistema público de saúde. A intenção do legislador é colher a opinião da população e dos servidores que prestam serviço nesses locais para fazer um diagnóstico dos aspectos que levaram à situação considerada caótica.
Nesta quarta, Julio Cesar esteve no PAC I, localizado na Avenida Tancredo Neves, onde ouviu muitas reclamações, principalmente no que diz respeito à demora no atendimento. Segundo ele, há exemplos de pessoas que chegam ao local às 8 da manhã e são atendidas somente no meio da tarde. “Essas pessoas perdem o dia de trabalho e são obrigadas a recorrer ao atestado médico, o que causa uma série de transtornos”, frisou Julio, que apontou outros problemas cuja solução é considerada emergencial, como a falta de informatização e de profissionais, o que resulta na demora, e também a estrutura física inadequada. “O PAC está em funcionamento há 11 anos e necessita de obras de adequação e reforma. Constata-se no local até mesmo goteiras, o que o torna insalubre”, relatou.
O vereador lembrou que saúde pública não pode ser encarada pelo Poder Público como um favor aos cidadãos, que, com seus impostos, dão condições para que o Executivo ofereça um serviço de qualidade. “Hoje, infelizmente, há essa inversão de valores. Poder Público e servidores, em alguns casos, pensam que estão fazendo um favor ao cidadão”, finalizou.
Julio Cesar adiantou que pretende solicitar ao Executivo obras urgentes de reforma e adequação no PAC I e que vai percorrer todas as demais UBS para ouvir a população e servidores para basear suas ações legislativas.
LEGENDA
Julio esteve colhendo a opinião dos usuários do PAC I
CRÉDITO
Lorena Manarin/Ass. Imp.