Legislativo acompanha posse de Conselheiros municipais da Promoção da Igualdade Racial

O dia 27 de junho ficará registrado na história do município de Cascavel como uma data marcante para a população negra de Cascavel e para a defesa da igualdade racial. Nesta quinta, a Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas, através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), realizou a posse dos primeiros conselheiros municipais de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).

A solenidade contou com a presença do presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná (CONSEPIR), Aloísio Nascimento, que destacou a importância do COMPIR na implementação de políticas públicas efetivas voltadas para a promoção da igualdade racial no município. A criação do COMPIR é um passo fundamental para combater a discriminação e promover a igualdade de oportunidades para todos.

As vereadoras Beth Leal e Professora Liliam, que têm se destacado na luta pela igualdade racial e direitos das mulheres, foram presença de destaque no evento. Beth Leal, primeira mulher negra eleita em Cascavel, ressaltou a importância da representatividade na política e nos espaços de decisão. “Ver a posse deste conselho hoje é a concretização de uma luta histórica. A igualdade racial não é apenas um ideal, mas uma necessidade urgente”, afirmou a vereadora.
A Professora Liliam, por sua vez, enfatizou a necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão e o respeito às diversidades. “A posse dos conselheiros do COMPIR é um avanço significativo para nossa cidade. É essencial que continuemos a trabalhar juntos para garantir que todos tenham voz e vez”.

O presidente da Câmara Municipal, Alecio Espínola, também marcou presença, reforçando o apoio do Legislativo às iniciativas de promoção da igualdade racial. Em seu discurso, Espínola ressaltou a relevância do conselho para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O COMPIR é composto por 7 conselheiros titulares e sete suplentes, garantindo uma representatividade ampla e diversificada. Com esta estrutura, o conselho está bem equipado para liderar esforços significativos na promoção da igualdade racial e na implementação de políticas públicas inclusivas em Cascavel.

A diretoria do COMPIR foi composta por líderes comprometidos e atuantes na promoção da igualdade racial:

Presidente: Lidinalva Rufino dos Santos, representando o Centro de Referência de Estudos da Cultura Afrobrasileira - AFROVIDA.

Vice-Presidente: Adilson de Amorim, da Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Política Sobre Drogas - SESD.

1º Secretário: Wellington Novaes de Lima, do Terreiro de Umbanda Pai Barnabé de Angola.

2º Secretário: Fabio Tomasetto, da Secretaria Municipal de Saúde - SESAU.

Assessoria de Imprensa/ Beth Leal