Notícias

Lei garantirá conservação de paineira localizada em cruzamento no São Cristóvão

Um projeto diferente foi discutido pelo Legislativo nesta semana. A Câmara aprovou por unanimidade o Projeto de Lei nº 106 de 2024, que declara imune ao corte a paineira localizada na confluência das ruas  Norma Vessaro, Rua Lins, rua Dante Destro e rua Bahia no bairro São Cristóvão. Com mais de 50 anos, a árvore é patrimônio da comunidade e chama a atenção de todos os que passam pelo local, especialmente nos meses de florada.

A paineira, de nome científico Ceiba Speciosa, foi plantada – segundo relatos dos moradores – por Ângelo Macagnan. Ele trouxe um galho ainda pequeno do distrito de São Salvador e com o tempo a árvore ocupou a extensão do triângulo que fica no cruzamento das quatro ruas. Com o passar dos anos, diferentes gerações de crianças brincaram debaixo da paineira, que garante sombra e beleza.

A vereadora Professora Beth (Republicanos), autora da proposta, explica que declarar esta árvore específica imune ao corte é para garantir o patrimônio ecológico, histórico e científico da cidade. “Queremos também que seja um símbolo para a população da necessidade de conservar o meio ambiente e ampliar a arborização da cidade”, defende. As árvores promovem a regulação climática, reduzem a temperatura média das ruas, aumentam a umidade do ar e ajudam a manter a biodiversidade das cidades.

Assessoria de Imprensa/CMC

Créditos das fotos: Julio Zsymanski