Notícias

Madril apela a deputados pela instalação da CPI da Segurança Pública do Paraná

O vereador Policial Madril (PSC) apresentou Moção de Apelo à Assembleia Legislativa paranaense, pedindo que os deputados estaduais assinem o requerimento para constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito com o fim de apurar irregularidades na gestão do serviço de segurança pública do Estado do Paraná, a CPI da Segurança Pública. A Secretaria da Câmara recebeu a moção de Madril no dia 12 de janeiro e a incluirá para leitura em Plenário na primeira sessão ordinária do ano.

Segundo o vereador, ele tomou conhecimento de que o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Paraná (Sindepol) pediu aos deputados a instalação da CPI para “averiguar a precariedade na prestação dos serviços de segurança pública à população paranaense, em especial, àqueles relacionados à Polícia Civil”. Madril diz que a categoria sofre com adoecimento e vários casos de suicídio, além da defasagem no efetivo, que conta com apenas 350 delegados para 399 municípios. “Sem contar que metade desse efetivo se encontra lotado na capital e na região metropolitana”, lembra o parlamentar, que também é policial.

Ele diz que a situação de descaso é mais grave no interior do Estado, com policiais atendendo diversas cidades em condições que Madril classifica como “prejudiciais à saúde física e mental” e também “humanamente degradantes e análogas a de um escravo”.

Assessoria de Imprensa/CMC