Notícias

Maioria sugere aniversário em 14 de novembro

Teve início na noite da última quinta-feira (23) a discussão em torno da eventual troca da data de comemoração do aniversário de Cascavel, atualmente fixada em 14 de dezembro. Uma audiência pública foi realizada no plenário da Câmara Municipal, a convite dos vereadores Marcos Sotille Damaceno e Luiz Amélio Burgarelli, ambos do PDT. A reunião contou com a presença de representantes de várias entidades representativas da cidade e foi considerada extremamente positiva pelos organizadores.
Todos puderam opinar e a maioria sugeriu a mudança para 14 de novembro, data em que a cidade foi instituída através da Lei Estadual 790/1951. Aliás, o aniversário de Cascavel foi comemorado em 14 de novembro até 1985. No ano seguinte, uma lei de autoria do vereador Aldo Parzianello transferiu as comemorações para 14 de dezembro. À época, o então vereador alegou que o Município passou a funcionar efetivamente em dezembro com a posse do primeiro prefeito, José Neves Formiguieri, em 1952. Desde então, o assunto gera polêmica e o Município não comemora adequadamente seu aniversário, já que o comércio se recusa a fechar as portas alegando que dezembro é o melhor mês para os negócios. “Esta audiência pública é apenas o início das discussões para que possamos chegar a um denominador comum. Não vamos tomar nenhuma iniciativa sem aprofundarmos as conversas com toda sociedade”, frisou o presidente Marcos Damaceno, adiantando que já determinou ao setor de informática da Câmara a elaboração de um link no portal do Legislativo na Internet com uma enquete para aferir a opinião da população.

HISTÓRIA
A história nos conta que a cidade de Cascavel foi oficialmente instituída, sendo desmembrada de Foz do Iguaçu, pela lei estadual 790, de 14 de NOVEMBRO de 1951. A referida lei foi sancionada pelo então governador Bento Munhoz da Rocha e criou também vários outros Municípios, como Toledo, Apucarana, Astorga, Bandeirantes, etc. Porém, a partir da criação da cidade, seria necessário todo o processo de eleições para que pudéssemos ter nossos governantes. Esse trâmite só foi concluído em 19 de NOVEMBRO de 1952, com a eleição do primeiro prefeito de Cascavel, Senhor José Neves Formiguieri, que alcançou a marca de 383 votos, apenas um a mais que seu adversário, senhor Tarquínio dos Santos. A grande curiosidade daquela eleição foi que o único voto de diferença entre os dois candidatos aconteceu porque o senhor Tarquínio esqueceu-se de votar. Se o tivesse feito, seria o primeiro prefeito de Cascavel, pois era mais velho que José Neves Formiguieri e a idade era o critério de desempate.
25 dias depois, ou seja, em 14 de DEZEMBRO de 1952, foi registrada a instalação oficial do Município de Cascavel, com a posse do primeiro prefeito.
Obedecendo o que rege a lei que institui o Município, o aniversário de Cascavel foi comemorado em 14 de NOVEMBRO até o ano de 1985. No ano seguinte, o então vereador Aldo Parzianello teve aprovado projeto de sua autoria alterando a data do aniversário para 14 de dezembro. Trata-se da Lei 1875/ de 5 de junho de 1986. Portanto, a partir de 86, o aniversário passou a ser comemorado em 14 de DEZEMBRO, o que perdura até a atualidade sem deixar de gerar polêmica.

Audincia_aniversrio

LEGENDA
Representantes de diversas entidades participaram da audiência

CRÉDITO
Edson Mazzetto/Ass. Imp.