A Câmara Municipal entregou na noite de quarta-feira (20) o título de Cidadão Honorário de Cascavel ao médico e empresário Marcos Solano Vale. A homenagem foi proposta pelo presidente Alécio Espínola (Podemos) e oficializada pelo Decreto Legislativo nº 99/2023.
Cidadania honorária é um título de honraria concedido a pessoas que não são naturais do município de Cascavel, mas que se destacam por prestar relevantes serviços à comunidade onde vivem. O título equivale a uma “adoção” oficial do indivíduo pela cidade. A pessoa agraciada passa a ser um filho, um conterrâneo de todos os cascavelenses.
Participaram da cerimônia os vereadores Melo do Pastel (PP), Valdecir Alcantara (Patriota), Mazutti (Podemos), Sadi Kisiel (Podemos), Josias de Souza (MDB), Josué de Souza (MDB), Soldado Jeferson (PV), Policial Madril (Podemos), Serginho Ribeiro (PDT) e Cidão da Telepar (PSB). Representando a Prefeitura, estava o secretário da Agricultura, Renato Segalla. O deputado estadual Márcio Pacheco também foi representado por sua assessoria. Além deles, o Plenário recebeu parentes, amigos e colegas médicos e funcionários do HOlhos Prime e de outras instituições da área de saúde e também da imprensa.
Ao falar do homenageado, Alécio Espínola começou dizendo que não iria se ater apenas ao currículo do dr. Marcos que, segundo ele, serve de “parâmetro para todos os que querem vencer na vida”. “Queremos, doutor, registrar aqui nosso reconhecimento também pela sua amizade, pelo seu sorriso, por ser sempre autêntico e feliz. Queremos registrar nossa gratidão por essa convivência e por tudo o que o senhor já fez por essa cidade”, declarou o vereador.
Na tribuna, Solano expressou sua alegria pelo reconhecimento, e afirmou: “Tive duas grandes alegrias na vida: a primeira foi quando passei no vestibular de medicina, e a segunda foi receber a outorga do título de Cidadão Honorário". Emocionado, relembrou sua história de vida e a trajetória que percorreu em Cascavel.
Quem é o homenageado
Marcos Solano Vale é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde nasceu na cidade de Olho d’Água do Borges. Especializado em anestesiologia, ele acabou levando sua especialidade para a área da oftalmologia. Na década de 1991 a 2000, fundou o Hospital de Olhos, o Banco de Olhos, a emissora de TV TVC, a Rádio Jovem Pan de Cascavel e a Rádio Mundial de Toledo, criando postos de trabalho que vêm se multiplicando até hoje e colaborando para o crescimento social e econômico de toda a região.
No período de 2001 a 2010, ele se destacou também na vida pública, ao ocupar o cargo de secretário municipal da Saúde de Cascavel e presidir o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná (Cisop). Sua visão empresarial o levou a fundar a Sol Linhas Aéreas, um marco histórico para o desenvolvimento do transporte aéreo de passageiros e de cargas em Cascavel, despertando a atenção de novas companhias para as potencialidades do setor no oeste do Paraná e desencadeando ações que resultaram nos anos seguintes na reforma, ampliação e modernização do nosso aeroporto.
Entre os anos de 2011 e 2023, vislumbrando novas oportunidades de oferecer à população serviços médicos de referência na área da oftalmologia, fundou em Cascavel o hospital HOlhos Prime, em Mamborê o Hospital de Olhos Doutor Prime e, em Cianorte, o Hospital Regional de Olhos do Noroeste do Paraná (Honorp), todos dotados da mais avançada tecnologia e de equipes clínicas altamente qualificadas, voltados para o atendimento dos mais diversos públicos, mas principalmente dos pacientes que mais necessitam do acesso ao SUS.
O dr. Marcos Solano Vale também criou a primeira residência médica em oftalmologia do oeste do Paraná, atraindo jovens médicos de todo o Brasil e contribuindo para colocar no mercado profissionais preparados com os melhores requisitos técnicos para exercer a especialidade.
Assessoria de Imprensa/CMC