Em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (06) na Câmara de Cascavel, a cidade homenageou três notáveis profissionais da medicina com a concessão do título de cidadão honorário. Os médicos fundadores do Hospital de Olhos, Randal Dacome, Darci Dacome e Selma Miyazaki foram agraciados com esta distinção por seus inestimáveis serviços à saúde do município, em uma iniciativa liderada pelo vereador Cidão da Telepar e aprovada por unanimidade.
A entrega foi acompanhada pelo prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, o vice-prefeito, Renato Silva, o deputado estadual, Marcio Pacheco, os vereadores Josué de Souza, Misael Junior e Tiago Almeida, Djair Marcio De Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Educação, Celso Miyasaki, do Centro Óptico Paraná, funcionários do Hospital de Olhos, amigos e colegas de profissão.
“A contribuição que estes três trouxeram para Cascavel já seria grande o bastante se falássemos apenas do centro médico de excelência que criaram aqui na nossa cidade e todo o profissionalismo e inovação que são marcas do Hospital de Olhos”, citou Cidão da Telepar. “Porém, mais do que isso, Selma, Darci e Randal estiveram sempre envolvidos no desenvolvimento humano desta cidade, em trabalhos voluntários e em atendimentos gratuitos que certamente mudaram a vida de centenas de cascavelenses”, finalizou.
Conheça um pouco mais sobre a história destes três cidadãos honorários de Cascavel:
Selma Miyazaki
Paranaense de Apucarana, filha de Yoshio e Tereza Miyazaki, a Dra Selma tem três irmãos e é mãe da Isabela e da Mariana, que decidiram seguir a carreira da mãe. Os pais de Selma sempre deram muita importância ao estudo e ofereceram a possibilidade de Selma cursar o ensino médio em Curitiba. Em 1982 ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná.
Durante a faculdade, realizou trabalhos assistenciais voluntários em várias cidades do Paraná e após a graduação, fez residência médica em São Paulo, no Hospital do Servidor Público Estadual. Na época, o responsável pelo serviço, Dr. Tadeu Cvintal, foi um dos pioneiros de transplante de córnea no Brasil. Este fato influenciou os caminhos trilhados na vida profissional, uma vez que Selma é também fundadora do Banco de Olhos de Cascavel.
Motivada pelo potencial de crescimento da cidade, Selma chegou à Cascavel em 1991, tendo trabalhado durante dois anos no Instituto Bom Jesus. Em 1993, conheceu o Dr. Randal Dacome, e em 1994, o Dr. Darci Dacome e a partir daí, iniciaram mais que um projeto profissional, uma parceria de vida.
Atendeu durante anos no ambulatório do então Hospital Regional. O trabalho era dedicado às crianças vulneráveis portadoras de estrabismo. Dra. Selma também ministrou palestras aos pais de alunos das escolas municipais e estaduais, com objetivo de orientações e esclarecimentos sobre temas relacionados à oftalmologia.
Com o crescimento do Hospital de Olhos de Cascavel aprimorou seus conhecimentos cursando pós-graduação em Gestão em Negócios de Saúde. Atualmente é médica responsável técnica do Hospital de Olhos de Cascavel e Banco de Olhos.
Randal Dacome
Paranaense de Nova Esperança, Randal Dacome é casado com Gianne Sulzbacher Dacome e pai de Murilo e Laura, filhos esses que seguem seus passos e também cursam medicina.
Nasceu em 1958 e foi criado na zona rural. Trabalhou na roça e vendia leite junto com seu pai e seus irmãos. Já foi contador e mecânico de automóveis. Morou em Curitiba e trabalhou na Sanepar por um ano.
Em 1978 ingressou na faculdade de medicina em Vassouras-RJ. Em 1986 veio para Cascavel a convite do Dr. Jadir de Matos para montar um serviço de oftalmologia no hospital São Lucas. Na época, em virtude das dificuldades morou dentro do hospital na sala dos médicos por alguns meses.
Em 1993, junto com a Dra. Selma Miyazaki e outros sócios deu início a clínica que é hoje o Hospital de Olhos de Cascavel.
Especialista em cirurgia de catarata e refrativa, atua na área de oftalmologia há mais de 30 anos e é responsável por um importante trabalho no município de Cascavel, prestando atendimento ao SUS desde sua chegada no município. Merece destaque o atendimento prestado por ele durante vários anos a crianças com deficiência visual que vinham encaminhadas pelo Colégio Eleodoro.
Com uma vasta lista de participação em eventos, congressos, exposições e feiras, atualmente Dr. Randal é membro da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Refrativa.
Darci Dacome
Irmão de Randal, Darci é casado com a psiquiatra Fabiana Sarolli e seus filhos Arthur e Bárbara seguem seus passos estudando medicina. Nasceu em Nova Esperança/PR em 1962 e com a mudança para Santa Isabel do Ivaí trabalhou com a família na zona rural em cafeicultura. Aos 19 anos de idade mudou-se para Curitiba onde cursou pré-vestibular. Em 1983 iniciou o curso de medicina em Curitiba na faculdade Evangélica de Medicina do Paraná e nos 90 iniciou sua residência em oftalmologia no Hospital Geral de Bonsucesso-RJ. Nesse serviço, adquiriu vasta experiência em transplante de córnea e cirurgias oftalmológicas em geral.
Em 1993 chegou à Cascavel onde iniciou suas atividades profissionais juntamente ao Dr. Randal e Dra. Selma e assim fundaram o Hospital de Olhos de Cascavel, tornando-se o responsável pelo serviço de transplante de córnea do Hospital. Em 2006 foi fundado o Banco de Olhos de Cascavel, que permitiu uma maior quantidade de cirurgias de transplante de córnea, praticamente zerando a fila de espera na região.
Fez atendimento diário ao sistema único de saúde, realizando consultas para o atendimento de crianças em situação de vulnerabilidade e cirurgias, como catarata, pterígio e transplante de córnea. Nesse período realizou aproximadamente três mil cirurgias de transplante de córnea em pacientes de Cascavel e região.
Atualmente é chefe da equipe do serviço de Transplantes do Hospital de Olhos de Cascavel até o momento no Hospital de Olhos, atendendo SUS e como professor preceptor de médicos residentes em especialização de oftalmologia, é especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
Assessoria de Imprensa/CMC