Uma comissão de representantes de Cascavel formada pelo prefeito Edgar Bueno, o presidente da Câmara Municipal, Marcos Damaceno, vereador Airton Camargo, secretária de Educação, Maristela Becker, presidente da ACIC, Marcos Teixeira e da ACIC Região Norte, Leozir Schmidt, além de deputados federais, participaram essa semana de uma audiência com o Ministro da Educação Fernando Haddad, com o objetivo de apresentar as reivindicações de Cascavel e da Região Oeste do Paraná para a instalação do Campus do IFET-PR (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Paraná) no Município.
Durante a reunião foi entregue ao Ministro um dossiê contendo todas as informações quanto ao interesse e disponibilidade da prefeitura de Cascavel em instalar no Município não apenas uma Extensão, mas o Campus do Instituto. No documento há relatos como, projeto arquitetônico, doação de área para a construção, bem como, dados contendo número de habitantes que, somado com as cidades vizinhas que se utilizam da saúde e ensino de Cascavel passa de 800 mil pessoas.
De acordo com o presidente do Legislativo Marcos Damaceno, o Ministro mostrou-se interessado em atender a região, mas na 3º fase dos investimentos em ensino superior que não está prevista para esse ano, devido à dificuldade de contratação de pessoal por ser período eleitoral. “Cascavel é um Município pólo e atende as cidades da região, inclusive, com um grande número de habitantes, vamos analisar a documentação apresentada e a possibilidade de atender essa comunidade com o Campus”, comentou o ministro Haddad.
Damaceno aproveitou para agradecer o empenho de todos, especialmente, da comissão de representantes e dos deputados federais, Ângelo Vanhoni (PT) Dr. Rosinha (PT), Alex Canziani (PTB), Eduardo Sciarra (DEM) e o suplente José Lemos (PT) pelo empenho e por abraçar a causa na luta para trazer à Cascavel o Campus do IFET.
Lembrando que Cascavel foi contemplada com a extensão do Campus de Foz do Iguaçu com o curso técnico profissionalizante de auxiliar de carpintaria.
Créditos: Foto/Divulgação
Joselei Telles / Ass. Imp.